Embratur realiza a segunda reunião ordinária de seu Conselho Deliberativo em 2021

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo realizou, nesta quarta-feira (24/3), a segunda reunião ordinária de seu Conselho Deliberativo em 2021. Com a presença do presidente do Conselho e ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; do presidente da Embratur e secretário-executivo do Conselho, Carlos Brito, e de outros nove conselheiros, foram abordados temas administrativos do funcionamento da Agência.

“Quero agradecer nossos Conselheiros por participarem conosco hoje. Estamos trabalhando todos os dias em nome do nosso Turismo, tratando com carinho da edição de Medidas Provisórias importantes. Esperamos ter outras boas notícias em breve. Aproximadamente 1 milhão de vacinas serão produzidas pela Fiocruz diariamente e isso irá alavancar nosso Turismo novamente”, disse Carlos Brito.

O ministro do Turismo ressaltou que, por questões geográficas e geológicas, o Brasil sofreu mais com a variação do coronavírus. “Vivemos um momento de esperança com o ministro da Saúde, dr. Marcelo Queiroga. Ontem o presidente da República, Jair Bolsonaro, fez um pronunciamento em rede nacional que considero uma virada de página. Estamos focados na recuperação econômica do país através da vacinação e já somos exemplo na América Latina na imunização da população. Fabricaremos a vacina não apenas para o Brasil”, disse Gilson Machado Neto.

Ao pedir a palavra, o presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, agradeceu o empenho da Embratur e do Ministério do Turismo pela prorrogação dos efeitos da Medida Provisória 1036/2021, que prorroga o adiamento e cancelamento de serviços turísticos e culturais.

Participaram também da reunião, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior; o presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Roberto Nedelciu; e Miguel Franco, assessor especial da Secretaria de Governo da Presidência da República, entre outros

Todas as pautas apreciadas durante a reunião foram aprovadas por unanimidade pelos conselheiros presentes. Antes do encerramento da reunião, o diretor de Marketing, inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, apresentou os resultados da campanha “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível”, detalhando o número de visualizações das peças da campanha veiculadas em rádio, televisão, internet, painéis eletrônicos e mobiliários urbanos. A próxima reunião do Conselho Deliberativo da Embratur está agendada para o próximo mês de julho.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.