Embratur e Fiesp iniciam divulgação do Vacinômetro contra a Covid-19

Em uma parceria entre a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), está sendo veiculado a partir desta quarta-feira (31/3) o Vacinômetro do Governo Federal, na Av. Paulista, em São Paulo (SP). A campanha apresenta o número de vacinas contra Covid-19 distribuídas pelo Governo Federal para os Estados brasileiros e, também, o número de primeiras e segundas doses já aplicadas.

O painel de LED que divulga o Vacinômetro da Av. Paulista é a chamada Galeria Digital do prédio da Fiesp. Os dados apresentados, atualizados diariamente às 19h, são abastecidos diariamente pelo Ministério do Turismo e Embratur, após consulta à plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde.

“Sabemos que o setor do Turismo foi o primeiro a ser penalizado por conta da pandemia de Covid-19 e que a vacinação é essencial para a recuperação do setor. Mais de 7 milhões de brasileiros que trabalham nas 52 atividades econômicas da cadeia do Turismo aguardam pela volta da normalidade e sabem da importância de serem atendidos todos os protocolos sanitários. Vacinar os brasileiros é prioridade para o Governo Federal”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Para o presidente da Embratur, Carlos Brito, a pandemia dificultou o fluxo de pessoas em todo o mundo e exige a soma de esforços conjuntos para ser superada. “Agora é hora de vacinar a população. Temos dados demonstrando que o Turismo de Natureza é o mais procurado neste período e no pós-pandemia e há uma grande demanda reprimida para os destinos brasileiros”, avalia.

Alinhado ao entendimento do ministro do Turismo e também do presidente da Embratur, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, considera a ação de divulgação conjunta importante neste momento.  “Vacinar a população é prioridade total para o país”, afirma.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.