Embratur apresenta os resultados da campanha “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino Incrível e seguro”

Em evento realizado nesta terça-feira (20/4) na sede da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em Brasília, com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foram apresentados os resultados da campanha “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino Incrível e seguro”, criada e executada pela Embratur. Com veiculação em todo o território nacional entre novembro de 2020 e março de 2021, a campanha promoveu o turismo interno, de forma segura, durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com a agência de Publicidade Calia, contratada para produzir a campanha, os resultados obtidos são considerados superlativos. Foram 31 milhões de visualizações na televisão (canais abertos e fechados); 136 milhões de impactados em inserções de rádio; mais de 23 milhões de visualizações dos vídeos na internet; e outros 316 milhões de impacto em mobiliários urbanos. A apresentação dos números foi realizada pelo diretor de Integração e Estratégia Digital da Calia, Lucas Mansur.

Em sua fala, o presidente da Agência, Carlos Brito, saudou o ministro e os colaboradores da Embratur, parabenizando a todos pelo trabalho de auxílio ao trade do Turismo durante o momento de dificuldade causado pela pandemia. Para ele, a promoção dos destinos brasileiros está plenamente alinhada ao Ministério do Turismo e vem recebendo elogios do trade do Turismo. “Agradeço ao ministro Gilson e aos nossos colaboradores. Todos estão trabalhando muito para que possamos fortalecer as 52 atividades produtivas que estão envolvidas no Turismo e estamos sendo reconhecidos por isso”, disse. Segundo o presidente da Agência, a pandemia traz dificuldades enormes, mas também um ensinamento: é preciso valorizar os destinos únicos do Brasil.

Ao apresentar sua visão sobre o atual momento e as perspectivas do Turismo, o ministro da Pasta, Gilson Machado Neto, indicou que, antes da segunda onda da pandemia, o setor já vinha reagindo. Alguns aeroportos já estavam operando inclusive acima do que operavam no ano anterior, como o de Recife (PE). “Temos um desafio que não é apenas o de buscar os 11 milhões de brasileiros que estão viajando dentro do Brasil por força de uma pandemia, turistas estes que antes viajavam ao exterior. Queremos que sigam viajando aqui sempre e que, cada vez mais, os brasileiros tenham uma percepção melhor do seu próprio país: de segurança, de menos entraves burocráticos. Também queremos ajudar quem gera emprego no setor”, afirmou.

O ministro salientou também que, além do segmento de Turismo de Natureza, em que o Brasil é o maior do mundo, o país ainda precisa ser reconhecido pelo potencial de sua cultura, música e gastronomia para atração de visitantes. “Temos a parceria do nosso presidente da República para ajudar o setor e estamos no caminho certo. O presidente Bolsonaro nos dá espaço para trabalhar, acredita na recuperação e toma as medidas necessárias quando solicitamos. Fazemos nosso trabalho com criatividade e com o coração. Exemplo disso é o vacinômetro, que está até na Av. Paulista, em São Paulo, e a ideia saiu aqui de dentro da Embratur”, salientou Gilson Machado Neto.

O diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, também usou a palavra para agradecer o esforço dos funcionários da Agência, o presidente Carlos Brito e o ministro Gilson Machado Neto, que até dezembro de 2020 atuou como presidente da Embratur. “Foi necessário muita coragem para a realização dessa campanha, idealizada e criada pelos nossos colaboradores. Sempre tivemos uma preocupação gigantesca em salvar vidas, pois nossa campanha é baseada também na adoção dos protocolos de segurança sanitária, mas pensamos muito na camareira, no bugueiro, no garçom e no dono de hotéis. Tomamos todo cuidado para realizar a promoção do Brasil sempre atendendo todos os protocolos de segurança”, indicou.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.