Embratur e Ministério do Turismo participam da XXIV Conferência Ibero-americana de Ministros e Empresários do Turismo, em Madri

Nesta terça-feira (18/5), a comitiva brasileira da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e do Ministério do Turismo em Madri (Espanha) participou da XXIV Conferência Ibero-americana de Ministros e Empresários do Turismo (CIMET), realizada durante a programação da Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2021. Com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e do presidente da Embratur, Carlos Brito, a reunião discutiu a promoção e a atração turística dos destinos ibero-americanos. Com edições anuais, a CIMET representa uma oportunidade de atualização da situação de cada país para o Turismo, o que é especialmente relevante no momento em que o mundo busca superar a pandemia de Covid-19.

“É um prazer e uma oportunidade estar aqui. A Fitur é um fundamental encontro de líderes globais que representam o setor nesse momento de resiliência e de sobrevivência. Viemos ontem em um Boeing 777 da Latam com capacidade para 700 passageiros, mas só havia 35. Até quando a aviação vai aguentar e garantir o fluxo? É importantíssimo que estejamos juntos para trocar experiências e traçar estratégias que vão recuperar o setor”, disse o ministro Gilson Machado Neto.

Ao mencionar sua participação, também ao lado do presidente da Embratur, no recente Encontro dos Ministros de Turismo das Américas, realizado pela Organização Mundial do Turismo na República Dominicana, o ministro brasileiro reforçou a necessidade de adoção de protocolos únicos e aceitos globalmente para a retomada do Turismo. ”Sentimos a necessidade de termos uma agenda única, que a Organização Mundial do Turismo provoque a Organização Mundial da Saúde para que determine quais vacinas serão aceitas. Não adianta o Brasil vacinar com uma vacina que a Espanha não aceite ou vice-versa. Os protocolos têm que ser os mesmos. Já temos mais de 85 milhões de doses entregues pelo governo federal no Brasil. A cada 15 dias vacinamos o equivalente a um país como Portugal e até setembro vamos ter vacinado toda a população economicamente ativa do Brasil”.

Ainda segundo Machado Neto, embora o Turismo brasileiro tenha sido duramente impactado com a perda de em torno de 400 mil empregos e prejuízo de R$ 341 bilhões, a situação teria sido ainda muito mais preocupante se o governo federal não tivesse sido parceiro do trade e se preocupado em tomar medidas. Dentre diversos exemplos, o ministro citou a regulamentação das relações de consumo pela remarcação de reservas e o montante de aproximadamente € 1 bilhão para ajuda de custo e financiamento das empresas. “Fomos também um dos primeiros 10 países do mundo a lançar o selo Turismo Responsável com protocolos de biossegurança. No momento em que já estávamos nos recuperando, em dezembro, com 85% dos nossos voos domésticos recuperados, infelizmente tivemos o segundo ciclo da pandemia, que já começa a recrudescer de novo, com queda na quantidade de mortos em todo o país”, salientou.

O presidente da Embratur indicou que a Agência trabalha junto ao Ministério do Turismo na promoção do Turismo interno durante a pandemia e que voltará a realizar o trabalho de promoção internacional a partir de julho. Para Carlos Brito, uma das fortes tendências no turismo pós-pandemia é o Turismo de Natureza, de Sustentabilidade e de segurança sanitária. “O Brasil é um dos países com maior potencial do mundo para Turismo de Natureza. Como sempre afirma o ministro, somos um país vertical, que tem seis biomas e não tem furacão, maremoto, terremoto, sargaço ou guerras. O mundo deseja visitar o Brasil e a Embratur vai trabalhar para isso”, disse.

Com a participação do setor privado espanhol na reunião, a comitiva brasileira ainda indicou que o Brasil está investindo na infraestrutura turística em todo o território nacional. Há um investimento de R$1 bilhão em mais de 250 obras, além de parcerias com vários operadores turísticos. Recentemente foi realizada a concessão de 22 aeroportos no Brasil, também com a participação de grupos espanhóis nos leilões. “Estamos tendo confiança e segurança jurídica para todos os investidores, a prova disso são os 147 novos hotéis em construção no Brasil, com quase € 2 bilhões de investimentos previstos. Contem com o Brasil para que possamos retomar o setor do Turismo”, sinalizou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Na comitiva brasileira estiveram também, pela Embratur, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento; e o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior da Embratur, Heitor Kadri.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.