Embratur participa de Audiência Pública sobre Cruzeiros Marítimos

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou, nesta sexta-feira (21/5), de Audiência Pública sobre Cruzeiros Marítimo. Promovida pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o evento foi realizado por videoconferência e ocorreu a partir do requerimento de autoria do deputado federal Herculano Passos.

A audiência teve a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que destacou a importância dos cruzeiros marítimos para o turismo brasileiro, ressaltando o enorme potencial existente no país. “Contem com o Ministério do Turismo, com a Embratur e o Governo Federal para tornarmos o Brasil o país mais atrativo para esta modalidade de turismo, com reconhecido sucesso em todo o mundo”, afirmou.

De acordo com dados da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos – CLIA Brasil,  o setor movimentou 29,7 milhões de passageiros globalmente em 2019. No Brasil, a temporada 2019/2020 foi responsável pela injeção de R$ 2,24 bilhões na economia do país, totalizando 469 mil cruzeiristas.

Apesar do grande impacto no turismo e do enorme potencial, o Brasil possui apenas 0,25% do mercado de cruzeiros marítimos mundial. Neste sentido, o Presidente da Embratur, Carlos Brito reforçou as iniciativas implementadas pela agência em conjunto com a CLIA e outros atores do trade turístico, no sentido de realizar os avanços necessários para o desenvolvimento deste setor. “Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar as condições necessárias para ampliar o número de cruzeiros no Brasil. Um exemplo foi o decreto do presidente Jair Bolsonaro, para a adesão à Convenção do Trabalho Marítimo, da Organização Internacional do Trabalho, um pleito antigo do setor”.

Além do requerente, deputado federal Herculano Passos (que conduziu os trabalhos), participaram do evento os deputados federais Bacelar (presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados); Otávio Leite e Heitor Freire. Representando as entidades do setor, participaram, entre outros: Lucas Fiuza, secretário nacional de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo; Edson Queiroz, diretor de gestão Corporativa da Embratur, Gentil Venâncio, coordenador especial de Turismo Náutico da Embratur; Otto Burlier, diretor de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA; Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) ; Leandro Ferrari, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – SANTUR e Luiz Cerqueira, diretor-presidente do Píer Mauá.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.