Embratur e Associação Comercial do Rio de Janeiro alinham ações para a retomada do Turismo

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, acompanhado do diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, participou, nesta segunda-feira (24/5), de reunião com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), via videoconferência. As ações de promoção do turismo doméstico e de estímulo às viagens internas nos destinos brasileiros foram apresentadas à diretoria da ACRJ. Na oportunidade, alguns dos vídeos com veiculação nacional da campanha de promoção turística nacional “ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro”, promovida pela Embratur, foram apresentados.

Segundo Carlos Brito, a retomada das ações de promoção internacional do Brasil, a principal missão da Embratur, ocorrerá a partir de 1º de julho de 2021. A Agência atende à Lei 14.002/2020, que determinou que todos os recursos da Embratur deveriam ser investimos para a promoção do turismo interno, junto ao Ministério do Turismo. Com o fim desta obrigação de atuar apenas dentro do Brasil, a participação em feiras e realização de presstrips, famtours e campanhas publicitárias internacionais estão em planejamento.

No que diz respeito ao Rio de Janeiro, o fato de a cidade ser o principal portão de entrada de estrangeiros no Brasil foi ressaltado em diversos momentos da reunião. Por isso, promover um dos destino mais simbólicos internacionalmente do Brasil é prioridade em todas as ações da Embratur.

Ainda que apresentar os destinos brasileiros seja foco do trabalho da Agência, Brito solicitou que a ACRJ seja mais uma entidade parceira na divulgação do “vacinômetro” da Embratur, que é atualizado diariamente com o registro do número de vacinas aplicadas no país. “A vacinação é o elemento central para retomarmos o turismo no Brasil e conseguir fazer “A Retomada”, tanto do turismo doméstico quanto do internacional”, ressaltou.

Pela Embratur, participaram da reunião Camila Sousa, coordenadora Regional Sudeste e André Reis, gerente de Gabinete da Marketing, Inteligência e Comunicação. Representando o Rio de Janeiro e a ACRJ participaram Alfredo Lopes, presidente da Comissão de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Vander Giordano, vice-presidente da Comissão de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro; José Domingos Vargas, vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Luis Crauss, presidente ABAV Rio; e Adriana Homem de Carvalho, da Fecomércio/RJ.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.