Embratur participa da abertura da 26ª BNT Mercosul

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta segunda-feira (24/5), da abertura da 26ª BNT Mercosul. O evento, que conta com palestras, capacitações, negócios, famtours, entre outros, tem programação marcada até a sexta-feira (28), de forma virtual, pela plataforma oficial da BNT.

Em sua fala, via videoconferência, Carlos Brito falou sobre a importância da realização do tradicional evento, especialmente em um momento em que é necessário unificar protocolos e trocar informações para que os efeitos da pandemia global de Covid-19 no setor do turismo possam ser superados. “Teremos rodadas de negócios envolvendo praticamente todos os estados brasileiros, troca de informações para capacitar agentes de viagem, divulgação de jornalistas e dos próprios destinos, além da participação dos países integrantes do Mercosul”, disse. “Especialmente em um momento difícil, em que trabalhamos todos juntos para vencermos, de maneira segura, esta inesperada pandemia, ver a realização da BNT é algo a ser comemorado”, completou.

Brito mencionou ainda as ações do governo federal para ajudar o trade a superar a pandemia. Dentre as citadas, o presidente da Embratur lembrou da regulamentação das relações de consumo, como remarcação de reservas, e o montante de R$ 5 bilhões, via Fundo Geral do Turismo (FUNGETUR), para ajuda de custo e financiamento das empresas. “Fomos também um dos primeiros 10 países do mundo a lançar o selo Turismo Responsável com protocolos de biossegurança, algo extremamente louvável para permitir que sejam realizadas atividades ligadas ao turismo”, lembrou.

Na edição anterior da feira, realizada em 2019, foram 5522 profissionais do turismo, de 23 estados, participando das atividades. Para a edição atual, estão previstas Feiras de Negócios on-line durante todos os dias de programação, além de painéis com as principais entidades do setor, como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Associação Brasileira das Operadoras de Viagens (BRAZTOA); Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil); e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.