Embratur participa de evento comemorativo ao voo inaugural da Itapemirim Transportes Aéreos

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta terça-feira (29/6), do evento que marcou o voo inaugural da nova companhia aérea brasileira, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). O primeiro voo comercial foi realizado em um Airbus A320, que decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, rumo a Brasília.

Presente ao hangar da companhia na capital federal após o pouso, Carlos Brito esteve reunido com representantes de entidades do turismo nacional e membros da diretoria do grupo Itapemirim. Brito ressaltou que o fato de a expansão e diversificação da operação da empresa estar acontecendo neste momento é um reconhecimento de que o Brasil deverá ter destaque na retomada das atividades ligadas ao turismo. “A Embratur está muito confiante de que o nosso país terá uma recuperação rápida no cenário pós-pandemia e acreditamos que os voos da ITA Transportes Aéreos, inicialmente para oito cidades brasileiras, terão boa procura desde este primeiro voo”, disse.

Seguindo todos os protocolos de biossegurança, a Itapemirim tem o plano de aumentar a operação para conectar 35 destinos até junho de 2022. As quatro primeiras aeronaves da ITA iniciam o trabalho conectando Belo Horizonte/Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Salvador (BA) e São Paulo-Guarulhos (SP). Ao longo de um ano, a companhia deverá ter um total de 50 aeronaves, já encomendadas.

“A ITA nasceu com propósito de levar voos a todo país e vamos trabalhar para trazer o máximo de dedicação. Nosso projeto é ambicioso e grandioso, para uma companhia de muito tempo e com muitas aeronaves colorindo os céus brasileiros. É uma empresa nascendo hoje, mas com experiência de 68 anos”, destacou Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, fazendo referência às demais operações do grupo, cuja operação de transporte pela via rodoviária, com uma grande frota de ônibus, é consolidada e reconhecida. “Uma companhia não consegue fazer seu trabalho completo se não contar com seus parceiros, como as agências de turismo e os profissionais de turismo, que sofreram nesse período do Covid. Agora estamos no melhor momento, saindo do Covid com a vacina. Tudo vai melhorar”, completou.

Carlos Brito aproveitou a data do primeiro voo da Itapemirim para reforçar que o aumento da concorrência no setor aéreo, com mais opções de companhias voando no Brasil, é um motivo de grande comemoração. “Quem mais ganha com isso é o turista. A Embratur segue à disposição para dar continuidade ao trabalho de busca pelo desenvolvimento do setor do turismo no nosso país. Deixo meus parabéns para a ITA, a Itapemirim Transportes Aéreos, a toda diretoria do grupo Itapemirim, funcionários e, também aos passageiros”. 

A partir da próxima quinta-feira (1/7), as ações de promoção do turismo no Brasil realizadas pela Embratur voltarão a acontecer no exterior, atendendo ao que está determinado na lei 14.002/2020. Porém, o prosseguimento da atuação nacional da Agência, alinhada ao Ministério do Turismo e iniciada em maio de 2020, é defendida por Brito. “Estamos em contato permanente com os mais variados segmentos e atores do nosso turismo para realização de campanhas publicitárias em conformidade com o entendimento de todos que fazem parte do trade. Continuar nesta missão e também voltar a atuar internacionalmente é importante e trabalhamos para isso”, avalia.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.