Foto:

Embratur e programa Pátria Voluntária finalizam a campanha “O amor pelo São João está no nosso sangue”

A campanha “O amor pelo São João está no nosso sangue”, organizada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) para promover o abastecimento dos estoques de sangue do Hemocentro de Brasília durante o mês de junho, foi finalizada nesta terça-feira (30/6). Além do presidente da Embratur, Carlos Brito, estiveram presentes à cerimônia de encerramento da campanha, realizada no auditório da sede da Agência, em Brasília, a secretária-executiva do programa Pátria Voluntária do Governo Federal, Adriana Pinheiro, e o presidente substituto da Fundação Hemocentro de Brasília, Alexandre Nonino.

Influenciados pelas ações promocionais realizadas pela gerência de Integridade e Integração da Embratur, 72 doadores de sangue e/ou de medula contribuíram com a campanha. De acordo com dados fornecidos pelo programa Pátria Voluntária, presidido pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, cada doador de sangue ajuda a salvar em média quatro vidas. “Estamos muito felizes em colaborar com esta causa tão nobre. Eu já havia feito a doação outras vezes, mas levei minha esposa para ser doadora a partir desta campanha, e ela ficou extremamente emocionada. Convido a todos a darem continuidade às doações, pois um gesto simples tem o enorme poder de salvar vidas. Por que não ajudar o próximo? Parabéns a todos que participaram e vamos dar perpetuidade a este ato”, disse Carlos Brito, presidente da Embratur.

Ao ser chamada pelo diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, para fazer uso da palavra, a secretária-executiva do programa Pátria Voluntária, Adriana Pinheiro, agradeceu pela mobilização da presidência, diretoria e Gerência de Integridade e Integração da Embratur para viabilização das doações. “Todos os colaboradores que participaram recebam os cumprimentos da primeira-dama, que não pode estar presente hoje. Salvar vidas é muito importante e é isso que está sendo feito por cada um dos senhores. O programa Pátria Voluntária fala deste tema durante todo o ano e a intenção de seguir doando é muito importante. Parabéns a todos”, disse.

Agradecendo a presença de Adriana Pinheiro nas dependências da Embratur, a gerente de Integridade e Integração da Agência, Catiane Seif, pontuou que o programa Pátria Voluntária e a primeira-dama Michelle Bolsonaro foram essenciais para que a ação pudesse ocorrer. “Vocês foram fundamentais e a gente agradece todo o apoio, por fazerem a ponte com o Hemocentro, traduzir nosso material para libras, pelo trabalho exemplar e motivador desta campanha”, salientou. Para simbolizar o agradecimento da Embratur, foi entregue à Adriana Pinheiro um buquê de flores. “Vou repassar para a nossa primeira-dama”, disse a secretária-executiva do programa Pátria Voluntária.

O presidente substituto da Fundação Hemocentro de Brasília, Alexandre Nonino, ressaltou que pacientes precisam de sangue para diversos tipos de tratamento. “Sou médico hematologista e sei que este tratamento é prescrito com frequência. Sangue não se pode comprar na farmácia ou em qualquer lugar, só se pode ter sangue com solidariedade e voluntariedade”, lembrou. O fato de o doador continuar saudável e doar sem saber a quem, mesmo quando convidado a doar para alguém conhecido, é, para ele, um ato de amor. ”Campanhas como esta são de imensa importância. Fica aqui meu agradecimento aos doadores, à Embratur e ao programa Pátria Voluntária, que tem sido um grande parceiro em diversas ações”.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.