Campanha publicitária da Embratur durante Jogos Olímpicos atrai atenção de japoneses para Bonito (MS)

Em reunião realizada na sede da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), nesta quarta-feira (11/8), o prefeito de Bonito (MS), Josmail Rodrigues, foi recebido pela equipe da Embratur para falar sobre a atual situação do Turismo na cidade e ações em parceria para a promoção dos atrativos locais. Considerado um dos mais belos destinos brasileiros e do mundo para o Ecoturismo, as imagens de Bonito foram selecionadas pela Embratur para apresentação no Japão durante campanha publicitária realizada nos Jogos Olímpicos de 2021. O resultado foi rápido.

Em virtude da campanha com o conceito “O Japão é sempre bem-vindo no Brasil”, operadores e agentes de viagem japoneses rapidamente se interessaram por conhecer de perto os atrativos de Bonito, com cachoeiras, cavernas, flora e fauna que causam encantamento. “Uma agente de viagem japonesa esteve em Bonito fazendo fotos e reuniões para depois oferecer o destino para o público japonês. A campanha da Embratur teve impacto muito positivo”, salientou a secretária de Turismo da cidade, Juliana Salvadori, que acompanhou o prefeito Josmail Rodrigues.

Além das peças publicitárias apresentadas online e em painel de LED em Tóquio, a Embratur preparou uma landing page em que toda a campanha foi apresentada em japonês. As comunicações da Agência trouxeram o endereço eletrônico https://www.thecountryofnature.com/ como fonte para que o público nipônico pudesse encontrar mais informações sobre destinos famosos do Brasil.

Para o gerente de Promoção Internacional de Projetos Especiais da Embratur, Rodolfo Nogueira, as ações realizadas pela Agência no exterior são essenciais para a retomada do turismo no país. “O mundo inteiro está interessado em viajar para destinos maravilhosos e com natureza exuberante, como é o caso de Bonito. Segundo dados do Google, a pesquisa pelo segmento Natureza subiu de 10 para 54% durante a pandemia”, afirma.

Além de imagens já cedidas para a Embratur e que compuseram a campanha apresentada no Japão, o prefeito de Bonito indicou que novas imagens deverão ser disponibilizadas à Agência. “Se vê sucuri embaixo d’água apenas em Bonito no mundo e nunca tivemos nenhum acidente das sucuris com turistas. Já pesamos sucuris de 170 kg”, disse o prefeito.

Participaram da reunião, pela Embratur, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Sílvio Nascimento; o gerente de Gabinete da diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação, André Reis; o gerente de Natureza, Jerreneri Vital; e a gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital, Karisa Nogueira. Acompanhando o prefeito de Bonito e a secretária de Turismo, estiveram o vice-prefeito, Juca Ygarapé; e os vereadores de Bonito, Ednaldo Pantera e Professor PH.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.