Em reunião realizada na sede da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) nesta sexta (13/8), o vice-prefeito de Porto Alegre (RS), Ricardo Gomes e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, foram recebidos pelo diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento. Durante o encontro, foi apresentada a candidatura da capital gaúcha para a realização de competição internacional considerada o “Grande Prêmio da Vela”.
“Temos uma missão transformadora: trazer para Porto Alegre um evento de grande porte, com potencial turístico enorme para exposição de marca e com garantia de um retorno econômico muito grande. Além da competição ser extremamente limpa em termos ambientais, pode aumentar ainda mais a relação do porto-alegrense com o Rio Guaíba”, disse Ricardo Gomes. “Queremos construir um novo ambiente que tem o turismo como um vetor”, completou Rodrigo Lorenzoni.
Disputado por catamarãs F50 com representantes de oito países, a competição é transmitida mundialmente pelo canal ESPN Watch. A etapa a ser disputada na América Latina está marcada para o mês de setembro de 2022. “A decisão sobre a candidatura vencedora será anunciada em outubro de 2021. O percurso da prova já foi aprovado para ser cumprido em Porto Alegre, agora estamos buscando a viabilidade econômica para realizarmos o projeto”, explicou o vice-prefeito.
De acordo com Silvio Nascimento, a Embratur espera poder participar junto à Prefeitura de Porto Alegre, como parceira, da etapa do campeonato. “A transmissão internacional da ESPN e a atração de público estrangeiro já fazem com que possamos participar do evento. Parabenizo pela iniciativa e pela percepção de como o turismo pode agregar para o desenvolvimento econômico da cidade”, comentou Silvio Nascimento.
Caso a candidatura de Porto Alegre seja a vencedora, o Brasil entrará para o circuito de eventos realizados em Bermudas, Itália, Reino Unido, Dinamarca, França, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. A expectativa de público é de até 50 mil pessoas acompanhando as provas. “Estamos falando da Fórmula 1 da Vela. Queremos apresentar um grande evento que una e ressignifique a parte econômica da cidade e que seja símbolo da abertura de Porto Alegre para o mundo”, disse Lorenzoni.
Uma proposta de promoção será enviada para a diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur para que seja avaliada a melhor forma de participação da Agência no projeto. Participaram da reunião o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, e o chefe de gabinete da diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, André Reis.