Expo Dubai 2020: Embratur realiza promoção dos destinos brasileiros, se aproxima de governos, investidores internacionais, Emirates e outras companhias aéreas durante a feira 

A participação da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) na inauguração e nos primeiros dias da Expo Dubai 2020 foi considerada extremamente positiva pelo presidente da Agência, Carlos Brito. Integrando uma intensa agenda de reuniões junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante a semana inaugural da atual edição da feira (a partir de 1/10/2021), Brito salientou a importância dos contatos realizados no evento. As chamadas Expos ocorrem a cada cinco anos – a Expo Dubai 2020 foi adiada em um ano em função da pandemia de Covid-19 – e são consideradas uma das maiores oportunidades para apresentação de cada país ao mundo. 
 
“Em nossa participação pudemos solicitar ao CEO da Emirates novos voos para destinos da Amazônia, Sul e Nordeste, que estão prontos para receber turistas internacionais que procuram bons serviços, como são os passageiros da companhia. Com o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes, demonstramos que o Brasil é um dos principais players da retomada do turismo mundial por suas belezas naturais únicas, e que somos a bola da vez, como diz o nosso ministro Gilson”, resume Carlos Brito. 
 
A comitiva brasileira esteve reunida com representantes de governos e alinhavou possíveis acordos bilaterais com a Eslovênia e San Marino, para o aumento de conectividade entre os países, ações de divulgação e troca de experiências e investimentos. “Com a pandemia e as restrições recentes, ficou ainda mais claro que o turismo é essencial para a economia global. O Brasil tem tido destaque, realizado obras de infraestrutura, concessões para a iniciativa privada que vão desenvolver o setor, e está tendo ótima recuperação”, afirma o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. 
 
Presente à palestra do vice-presidente, Hamilton Mourão, sobre sustentabilidade e meio ambiente no Brasil, a comitiva brasileira pode replicar, em reuniões com possíveis investidores, a mensagem de que o Brasil é um país preservado e que não se furta de defender a Amazônia. “Temos praticamente metade do nosso território coberto pela Amazônia e 2/3 do total do país com vegetação nativa. Investir no Brasil e na preservação das nossas belezas é certeza de retorno sobre o investimento, especialmente com relação ao turismo, pois o mundo inteiro está buscando a conexão com a natureza e nosso país não se compara a nenhum outro neste quesito”, indica Machado Neto.  
 
Em reunião com Mohammed Khalaf Al Habtoor, vice chairman do Grupo Al Habtoor, um dos maiores dos Emirados Árabes, a comitiva brasileira capitaneada pelo ministro do Turismo e pelo presidente da Embratur fez um convite para que conhecesse presencialmente as belezas do Brasil. “Temos 147 hotéis em construção atualmente, e o Grupo Al Habtoor já investe no setor de hospitalidade, entre tantos outros setores. Seria um grande negócio se viessem investir também em hotéis no Brasil”, explica Brito. 
 
Embratur no Pavilhão do Brasil – Participando das ações coordenadas pela Apex-Brasil para o Pavilhão do Brasil, a Embratur realizou, durante a semana de inauguração da Expo Dubai 2020, receptivo com artistas performáticos travestidos de “onças pintadas”, além de exposição com imagens e artesanato, música e dança típicas de todas as regiões do País. Na “Semana do Brasil”, entre 14 de 21 de novembro de 2021, a Agência também fará receptivo aos visitantes com figurantes de “onças pintadas” e apresentações de cunho artístico. Serão acrescentados ainda show do grupo Ginga Tropical; apresentação em formato de Flashmob de profissionais de Capoeira; ação promocional em frente ao edifício Burj Khalifa em Dubai, no dia 15 de novembro. Durante a “Semana Brasil” serão realizadas três apresentações por dia no Pavilhão do Brasil, no palco Vitória Régia. 

 

Foto: Roberto Castro / MTur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.