Embratur, Ministério do Turismo e Inprotur reúnem-se na ABAV pelo aumento do fluxo turístico entre Brasil e Argentina

Presentes à abertura oficial da 48ª ABAV Expo & Collab, realizada em Fortaleza (CE), nesta quarta-feira (6/10), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, estiveram reunidos com o secretário executivo do Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina), Ricardo Sosa. A pauta do encontro é a reabertura das fronteiras e a retomada do fluxo turístico internacional entre os países.

“A Argentina é o principal mercado emissor de turistas ao Brasil e esperamos ansiosos que os cerca de dois milhões de argentinos que costumam visitar nossos destinos turísticos possam retornar o mais breve possível. O Brasil é um país que já controlou a pandemia com ampla vacinação da população e está pronto para ser visitado”, disse Carlos Brito.

O ministro do Turismo brasileiro reforçou a solicitação já feita ao ministro do Turismo argentino, Matias Lammens, durante reunião realizada na Fitur, em Madri (Espanha), no último mês de maio. De acordo com Gilson Machado Neto, é essencial que o governo da Argentina deixe de aplicar taxas para compra de dólares, gastos no cartão de crédito, compra de passagens aéreas e pacotes turísticos aos cidadãos argentinos que viajam pelo Mercosul, especialmente ao Brasil.

“Muitos brasileiros visitam a Argentina também. É do interesse dos dois países que haja livre comércio e esperamos que a taxação de 30% imposta pelo governo argentino seja retirada o quanto antes”, disse Gilson Machado Neto.

Ricardo Sosa indicou que levará a mensagem ao governo argentino, além de salientar que a Inprotur é sócia aliada da ABAV e acredita no aumento do fluxo de turistas entre Brasil e Argentina. “Somos parceiros de longa data para o turismo. Temos oportunidades enormes para o desenvolvimento do setor em ambos os países e países devemos trabalhar ações conjuntas”

Também participaram da reunião, pelo Ministério do Turismo, o secretário-executivo Daniel Nepomuceno. Pela Embratur, acompanharam o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento, e o gerente de Gabinete da mesma diretoria, André Reis.