Embratur e Ministério do Turismo encontram secretários de turismo estaduais e CEO da Euro Atlantic Airways durante a AVAB Expo, em Fortaleza

Em reuniões que antecederam a abertura oficial da 48ª ABAV Expo & Collab, em Fortaleza (CE), nesta quarta-feira (6/10), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, realizaram encontros com participantes da feira, uma das maiores da América Latina para o setor do turismo. Até a sexta-feira (8/10), o evento discutirá a retomada do setor do turismo no cenário de pós-pandemia.

Recém-chegada da inauguração Expo Dubai 2020, a comitiva brasileira, composta também pelo secretário-executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, e pelo diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento reuniu-se com o secretário de turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes; o secretário de Alagoas, Marcius Beltrão; o secretário de Turismo da Bahia, Luís Maurício; e o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado Bacelar. A criação de novas rotas envolvendo destinos turísticos dos três estados localizados na região Nordeste foi o tema do encontro.

“Vimos nosso país ter um protagonismo enorme na Expo Dubai 2020 e os destinos que oferecem natureza e cultura são os favoritos no cenário atual, em que uma pandemia restringiu as pessoas inclusive de saírem de casa está ficando para trás”, disse Gilson Machado Neto. “Somos a bola da vez e é ótimo que estejamos pensando em novos produtos e novas rotas turísticas”, completou.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, reforçou que a Agência prepara campanhas publicitárias e participação em feiras internacionais e que, tão logo novas rotas estejam em operação, serão apresentadas ao público estrangeiro pela Embratur. “Precisamos que o produto esteja pronto para que possamos colocá-lo na prateleira. O Pavilhão do Brasil na Expo Dubai é um dos mais visitados, o que mostra que agora é hora de colocar novos projetos em prática”, afirmou.

NOVOS VOOS – Em reunião com o CEO da companhia aérea portuguesa Euro Atlantic Airways, Eugénio Fernandes, a comitiva brasileira reforçou a importância de mais voos ao país. “Estivemos com o CEO da Emirates na Expo Dubai e, por lá, pudemos demonstrar, pelo grau de procura de nosso Pavilhão na feira, que o Brasil pode ter mais voos. Será ótimo que novos destinos recebam voos também da Euro Atlantic”, disse o ministro do turismo brasileiro, Gilson Machado Neto.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.