Embratur, Ministério do Turismo e Inprotur reúnem-se na ABAV pelo aumento do fluxo turístico entre Brasil e Argentina

Presentes à abertura oficial da 48ª ABAV Expo & Collab, realizada em Fortaleza (CE), nesta quarta-feira (6/10), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, estiveram reunidos com o secretário executivo do Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina), Ricardo Sosa. A pauta do encontro é a reabertura das fronteiras e a retomada do fluxo turístico internacional entre os países.

“A Argentina é o principal mercado emissor de turistas ao Brasil e esperamos ansiosos que os cerca de dois milhões de argentinos que costumam visitar nossos destinos turísticos possam retornar o mais breve possível. O Brasil é um país que já controlou a pandemia com ampla vacinação da população e está pronto para ser visitado”, disse Carlos Brito.

O ministro do Turismo brasileiro reforçou a solicitação já feita ao ministro do Turismo argentino, Matias Lammens, durante reunião realizada na Fitur, em Madri (Espanha), no último mês de maio. De acordo com Gilson Machado Neto, é essencial que o governo da Argentina deixe de aplicar taxas para compra de dólares, gastos no cartão de crédito, compra de passagens aéreas e pacotes turísticos aos cidadãos argentinos que viajam pelo Mercosul, especialmente ao Brasil.

“Muitos brasileiros visitam a Argentina também. É do interesse dos dois países que haja livre comércio e esperamos que a taxação de 30% imposta pelo governo argentino seja retirada o quanto antes”, disse Gilson Machado Neto.

Ricardo Sosa indicou que levará a mensagem ao governo argentino, além de salientar que a Inprotur é sócia aliada da ABAV e acredita no aumento do fluxo de turistas entre Brasil e Argentina. “Somos parceiros de longa data para o turismo. Temos oportunidades enormes para o desenvolvimento do setor em ambos os países e países devemos trabalhar ações conjuntas”

Também participaram da reunião, pelo Ministério do Turismo, o secretário-executivo Daniel Nepomuceno. Pela Embratur, acompanharam o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento, e o gerente de Gabinete da mesma diretoria, André Reis.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.