Presidente da Embratur e secretária municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro reúnem-se para discutir estratégias de promoção do Turismo Acessível

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (28/10), com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Helena Werneck. Na oportunidade, foram discutidas estratégias de promoção para o Turismo Acessível na capital fluminense e no Brasil.

“Esta pauta é prioridade para a Embratur e também para o governo federal. Junto ao Ministério do Turismo temos o objetivo de buscar a integração com os destinos para a preparação, capacitação e posterior divulgação de tudo que está sendo realizado para acolher a Pessoa com Deficiência em nosso país, especialmente no turismo”, disse o presidente Carlos Brito.

Ao indicar que aproximadamente 15% da população mundial possui alguma necessidade especial, Helena Werneck detalhou que a cidade do Rio de Janeiro está trabalhando de forma unificada a órgãos públicos, associações e sindicatos para garantir uma boa experiência para a população local e, também, para visitantes. “Nossa Secretaria está atuando de forma transversal, para fazer uma verdadeira virada de chave por melhorias em diversas áreas. No turismo, estamos já na terceira turma de um curso preparatório que ensina as pessoas a recepcionar turistas e cidadãos locais com necessidades especiais, para que saibam trabalhar em harmonia e conformidade com este público”, exemplificou.

Segundo a secretária, além da participação em eventos especializados sobre o Acessibilidade, é importante que seja divulgado para o público em geral que determinados hotéis, restaurantes e atrativos turísticos estão prontos para serem visitados por pessoas com deficiência no Rio de Janeiro e no Brasil. “Pela via de QR Codes, estamos buscando fazer sinalizações de cardápios nos restaurantes, orientações em hotéis e atrativos turísticos, algo simples e que faz uma diferença enorme. Temos que garantir o acesso a conteúdos com áudio descrição, linguagem de sinais e demais comunicações essenciais”, explicou. “Tão importante quanto estarmos preparados para atender é a divulgação disso em feiras de turismo e campanhas publicitárias”, complementou.

O presidente da Embratur concordou com a fala da secretária e ressaltou que a Embratur possui uma gerência especializada em Turismo Acessível pronta para ser parceira na formatação e execução de estratégias neste tema. Brito também colocou a Agência à disposição para a divulgação das qualidades do Rio de Janeiro para visitantes com deficiência, além de ajudar na construção de rotas turísticas integradas a outros destinos. “Será um prazer enorme mostrar o quanto avançamos no atendimento a este público tão especial em nossos estandes em feiras e em campanhas promocionais para turistas estrangeiros. Conte conosco sempre”, disse.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.