O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (28/10), com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Helena Werneck. Na oportunidade, foram discutidas estratégias de promoção para o Turismo Acessível na capital fluminense e no Brasil.
“Esta pauta é prioridade para a Embratur e também para o governo federal. Junto ao Ministério do Turismo temos o objetivo de buscar a integração com os destinos para a preparação, capacitação e posterior divulgação de tudo que está sendo realizado para acolher a Pessoa com Deficiência em nosso país, especialmente no turismo”, disse o presidente Carlos Brito.
Ao indicar que aproximadamente 15% da população mundial possui alguma necessidade especial, Helena Werneck detalhou que a cidade do Rio de Janeiro está trabalhando de forma unificada a órgãos públicos, associações e sindicatos para garantir uma boa experiência para a população local e, também, para visitantes. “Nossa Secretaria está atuando de forma transversal, para fazer uma verdadeira virada de chave por melhorias em diversas áreas. No turismo, estamos já na terceira turma de um curso preparatório que ensina as pessoas a recepcionar turistas e cidadãos locais com necessidades especiais, para que saibam trabalhar em harmonia e conformidade com este público”, exemplificou.
Segundo a secretária, além da participação em eventos especializados sobre o Acessibilidade, é importante que seja divulgado para o público em geral que determinados hotéis, restaurantes e atrativos turísticos estão prontos para serem visitados por pessoas com deficiência no Rio de Janeiro e no Brasil. “Pela via de QR Codes, estamos buscando fazer sinalizações de cardápios nos restaurantes, orientações em hotéis e atrativos turísticos, algo simples e que faz uma diferença enorme. Temos que garantir o acesso a conteúdos com áudio descrição, linguagem de sinais e demais comunicações essenciais”, explicou. “Tão importante quanto estarmos preparados para atender é a divulgação disso em feiras de turismo e campanhas publicitárias”, complementou.
O presidente da Embratur concordou com a fala da secretária e ressaltou que a Embratur possui uma gerência especializada em Turismo Acessível pronta para ser parceira na formatação e execução de estratégias neste tema. Brito também colocou a Agência à disposição para a divulgação das qualidades do Rio de Janeiro para visitantes com deficiência, além de ajudar na construção de rotas turísticas integradas a outros destinos. “Será um prazer enorme mostrar o quanto avançamos no atendimento a este público tão especial em nossos estandes em feiras e em campanhas promocionais para turistas estrangeiros. Conte conosco sempre”, disse.