Embratur comemora seu 55º aniversário

Nesta quinta-feira (18/11/21), a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) comemora 55 anos. Este é o segundo aniversário da nova Agência após sua transformação, quando deixou a Administração Direta e passou a operar como Serviço Social Autônomo, atendendo à Lei 14.002, assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em 22 de maio de 2020.

Uma cerimônia no auditório da Agência com a presença do ministro do Turismo e presidente do Conselho Deliberativo da Embratur, Gilson Machado Neto, está marcada para a próxima quinta-feira (25/11). A celebração do aniversário terá como tema o “Acessibilidade no Turismo”, para reforçar a importância da inclusão de pessoas com deficiência nos mais diversos equipamentos e atrativos turísticos. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, também participará do evento como palestrante. Na oportunidade, o único astronauta brasileiro a ir ao espaço, falará sobre o tema “É possível! Como tornar seus sonhos em realidade”.

Fundada em 1966, a Embratur teve a atribuição de ser o principal indutor federal da atividade turística no país até 2003, ano que marcou a criação do Ministério do Turismo. A partir de então, o chamado Instituto Brasileiro de Turismo passou a ter como missão a promoção internacional dos destinos e produtos e serviços turísticos do Brasil, tarefa que foi mantida e intensificada pela nova Agência.

“Após a histórica aprovação pelo Congresso Nacional da Medida Provisória 907/2019, que alterou a natureza jurídica da Embratur, o presidente da República assinou a Lei 14.002 e atendeu um dos mais antigos pleitos do setor do turismo brasileiro: garantir uma maior presença internacional da Embratur, com mais autonomia, flexibilidade e possibilidade de atrair recursos, o que permite uma maior divulgação do Brasil e será decisivo para atingirmos o objetivo de trazer mais estrangeiros ao país”, explica Carlos Brito, presidente da Embratur.

Em função da pandemia de Covid-19, a primeira missão da nova Agência após a transformação jurídica foi realizar a promoção do turismo interno, o que perdurou até junho de 2021. “As restrições para viagens internacionais levaram o Congresso Nacional a mudar o texto da MP 907, enviado pelo Governo Federal em 2019, antes da pandemia, para que a Embratur atuasse dentro do território nacional até seis meses após vigência do Estado de Calamidade Pública. Neste período, iniciado em maio de 2020 e encerrado em julho de 2021, empenhamos esforços junto ao Ministério do Turismo para a realização de campanhas exaltando as qualidades do Brasil para os próprios brasileiros, com grande sucesso”, explica o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento.

Novamente atuando no mercado internacional, a Embratur já realizou campanhas de promoção dos destinos turísticos brasileiros durante os Jogos Olímpicos do Japão, participou da Expo Dubai 2020 e realizará campanhas publicitárias para incentivar a chegada de turistas do Mercosul e dos Estados Unidos. “Ainda que o mercado internacional do turismo não esteja tão aquecido como o mercado interno, levaremos aos americanos a mensagem de que não é necessário visto para visitar o Brasil. Aos turistas dos países vizinhos, demonstraremos que a pandemia está controlada e que nossos destinos incríveis estão prontos para recebe-los já neste verão”, detalha Carlos Brito. As campanhas também trarão peças indicando que o país é acessível, reforçando que o Brasil reconhece a inclusão no turismo como uma pauta fundamental.

A partir de hoje até a próxima quinta-feira (25/11), data da cerimônia comemorativa ao aniversário da Embratur, o Instagram da Agência fará uma série de postagens para marcar a importância do trabalho de promoção realizado internacionalmente, com a participação de autoridades do trade do Turismo e diversas personalidades. O tema da “Acessibilidade no Turismo”, que estampa uma marca e diversas estratégias da Agência, também terá espaço especial durante a semana comemorativa aos 55 anos da Embratur.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.