Embratur acompanha o lançamento do ‘Guia de Retomada Econômica do Turismo’ pelos Ministérios do Turismo e Economia

Os ministérios do Turismo e da Economia lançaram, nesta terça-feira (23/11), o Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil. O documento reúne um breve diagnóstico do setor no país e apresenta um levantamento das tendências, oportunidades e desafios para o turismo, além de um mapeamento das boas práticas adotadas em outros países ao redor do mundo. O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, acompanhou a cerimônia realizada no Ministério do Turismo.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a iniciativa tem grande importância. “Este documento deve se tornar uma referência para discussão no nosso setor, auxiliando gestores públicos e privados, bem como toda a cadeia produtiva do turismo na recuperação do nosso setor, para que consigamos elevar o turismo brasileiro à altura do nosso povo”, disse.

O documento, elaborado pela consultoria internacional KPMG, é fruto de uma cooperação técnica entre a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Voltado para os setores público e privado, o Guia propõe projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor diante da pandemia de Covid-19. A elaboração do guia contou com o apoio do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional do Turismo e do grupo G20+.

Para a produção do documento, a KPMG entrevistou 42 empresários e especialistas e aplicou uma pesquisa com a cadeia produtiva do setor em todas as regiões do país. Com base na escuta ativa do setor e análise das melhores práticas globais, identificou propostas de curto prazo que possam mitigar os efeitos econômicos da crise no turismo, além de apontar possíveis questões de médio e longo prazo que tenham impacto na transformação e crescimento econômico.

O secretário especial da Sepec/ME, Carlos Da Costa, ressaltou que o trabalho seguiu alguns valores essenciais. “O primeiro deles: a verdade e a verdade está lá fora. A KPMG foi buscar a verdade nos empresários do setor, quais são aqueles fatores que, na opinião de vocês e com base na experiência internacional, mais melhorariam o país. Segundo: a liberdade. Precisamos libertar o nosso empresário, tirar o governo do cangote de quem produz. E, por último: prosperidade. Estamos vivendo um momento em que a gente pode reinventar e acelerar várias coisas para o turismo brasileiro”, disse.

No documento são sugeridas 20 iniciativas estratégicas para o setor, entre elas, ampliar a conectividade em cidades turísticas com Wi-Fi e Internet banda larga; promover incentivos para atração de investimentos para o turismo náutico; incentivar o “Calendário de Eventos” de acordo com os conteúdos de cada região; ampliar o ecoturismo com foco nas principais unidades de conservação do país; fortalecer o turismo de “curta duração” próximo às grandes capitais; e incentivar o turismo doméstico para o brasileiro conhecer mais o Brasil.

O documento destaca ainda números de impacto da pandemia no Brasil e no mundo. Denota, também, que o turista no cenário pós-pandemia será mais criterioso com saúde e higiene, exigente em relação ao consumo ético e sustentável e estará em busca de novos destinos. Maurício Endo, sócio-líder de governo da KPMG no Brasil, pontua que para superar os atuais desafios impostos ao turismo, recuperar mercado e fazer a retomada acontecer, o setor precisa manter a colaboração público-privada e fortalecer estratégias direcionadas para a melhoria da digitalização, inovação e sustentabilidade.

“Nesse sentido, este guia identifica, por meio de uma análise de impactos em toda a cadeia de valor nas distintas regiões do País, da opinião de especialistas internos e externos à KPMG, e das melhores práticas internacionais, as iniciativas estratégicas direcionadas à recuperação da indústria e sua transformação sustentável no médio e longo prazo. O avanço da vacinação já está contribuindo para a retomada de viagens nacionais e internacionais para o segmento de turistas, familiares e parentes (VFR), porém, o tráfego corporativo se recupera mais lentamente devido à transformação que teve durante a pandemia e a necessidade de mitigar riscos a seus funcionários”, afirma Maurício Endo.

Após o evento, o presidente da Embratur, Carlos Brito, saudou a iniciativa e ressaltou que a Agência contribui com o setor e com o trade ao divulgar internacionalmente as belezas naturais e culturais do país. “A Embratur tem a certeza de que o turismo no Brasil é uma grande tendência para este cenário pós-pandemia, em que atrativos ao ar livre estão sendo buscados como nunca. Este Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil terá papel essencial para que não deixemos passar esta oportunidade única”, avalia.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.