Embratur e Ministério do Turismo participam de reuniões da OMT em Madri

Junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participa de reuniões promovidas pela Organização Mundial do Turismo (OMT) entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2021, em Madri (Espanha). Dentre diversas pautas importantes para o setor do Turismo, serão realizadas a definição de assuntos administrativos e a eleição da presidência do Conselho Executivo do órgão, durante a 24ª sessão da Assembleia Geral. Nos três dias de atividades, ocorrerá, ainda, a 66ª sessão da Comissão Regional para as Américas (CAM).

“Cumpriremos uma pauta extensa em que discutiremos temas extremamente relevantes para o desenvolvimento do Turismo mundial e regional, como Sustentabilidade, Competitividade e Educação. Além disso, o estabelecimento dos escritórios regionais da OMT também consta na pauta, sendo que o Brasil já manifestou interesse de sediar o escritório para as Américas. Esperamos avançar na viabilidade desta proposta”, explica o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Na chegada a Madri, na segunda-feira (29/11), a comitiva brasileira foi recepcionada pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. 

Duas reuniões bilaterais compõe a agenda da comitiva em Madrid: uma com a comitiva da Arábia Saudita e outra com os representantes da Argentina. Com os sauditas, será discutida a criação de força-tarefa para redesenhar o turismo para o futuro. Já com a Argentina, a pauta é a liberação/facilitação do trânsito de cruzeiros na região e ○ fim taxação de 30% de compras de moedas estrangeiras exigida pelo governo argentino.

“A cada novo encontro internacional temos percebido que o Brasil ganha cada vez mais espaço no mercado global do Turismo. Por isso, estamos confiantes de que poderemos trazer boas notícias de Madri para contribuir com o avanço do setor em nosso país, inclusive com soluções bilaterais decisivas para que nosso país possa receber mais turistas estrangeiros neste cenário de retomada”, considera o presidente da Embratur, Carlos Brito.

Conforme estipula o estatuto da OMT, a Assembleia Geral é o órgão supremo da Organização, agência especializada das Nações Unidas, tendo como participantes os delegados que representam os Estados Membros Plenos, bem como membros associados e afiliados. Eleito em junho de 2021 integrante do Conselho Executivo, o Brasil ocupa posição estratégica para contribuir na definição dos planos de recuperação e retomada do turismo mundial, liderando a agenda na região das Américas até 2025.

A Assembleia Geral é composta por Membros Plenos e Membros Associados. Os membros afiliados e representantes de outras organizações internacionais participam como observadores. O Brasil é membro pleno da OMT desde 1975 e, como integrante do Conselho Executivo (com mandato até 2025), participa duas vezes ao ano das reuniões do órgão, integrado por ministros das seis comissões regionais da OMT (Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e Sul da Ásia) em que se dividem os 159 Estados-membros.

(Foto: Roberto Castro/MTUR) – Da esquerda para a direita: Carlos Brito, presidente da Embratur; Zurab Pololikashvil, secretário-geral da OMT; Gilson Machado Neto, ministro do Turismo do Brasil; e Daniel Nepomuceno, secretário executivo do Ministério do Turismo do Brasil. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.