Embratur e Ministério do Turismo participam de reuniões da OMT em Madri

Junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participa de reuniões promovidas pela Organização Mundial do Turismo (OMT) entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2021, em Madri (Espanha). Dentre diversas pautas importantes para o setor do Turismo, serão realizadas a definição de assuntos administrativos e a eleição da presidência do Conselho Executivo do órgão, durante a 24ª sessão da Assembleia Geral. Nos três dias de atividades, ocorrerá, ainda, a 66ª sessão da Comissão Regional para as Américas (CAM).

“Cumpriremos uma pauta extensa em que discutiremos temas extremamente relevantes para o desenvolvimento do Turismo mundial e regional, como Sustentabilidade, Competitividade e Educação. Além disso, o estabelecimento dos escritórios regionais da OMT também consta na pauta, sendo que o Brasil já manifestou interesse de sediar o escritório para as Américas. Esperamos avançar na viabilidade desta proposta”, explica o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Na chegada a Madri, na segunda-feira (29/11), a comitiva brasileira foi recepcionada pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. 

Duas reuniões bilaterais compõe a agenda da comitiva em Madrid: uma com a comitiva da Arábia Saudita e outra com os representantes da Argentina. Com os sauditas, será discutida a criação de força-tarefa para redesenhar o turismo para o futuro. Já com a Argentina, a pauta é a liberação/facilitação do trânsito de cruzeiros na região e ○ fim taxação de 30% de compras de moedas estrangeiras exigida pelo governo argentino.

“A cada novo encontro internacional temos percebido que o Brasil ganha cada vez mais espaço no mercado global do Turismo. Por isso, estamos confiantes de que poderemos trazer boas notícias de Madri para contribuir com o avanço do setor em nosso país, inclusive com soluções bilaterais decisivas para que nosso país possa receber mais turistas estrangeiros neste cenário de retomada”, considera o presidente da Embratur, Carlos Brito.

Conforme estipula o estatuto da OMT, a Assembleia Geral é o órgão supremo da Organização, agência especializada das Nações Unidas, tendo como participantes os delegados que representam os Estados Membros Plenos, bem como membros associados e afiliados. Eleito em junho de 2021 integrante do Conselho Executivo, o Brasil ocupa posição estratégica para contribuir na definição dos planos de recuperação e retomada do turismo mundial, liderando a agenda na região das Américas até 2025.

A Assembleia Geral é composta por Membros Plenos e Membros Associados. Os membros afiliados e representantes de outras organizações internacionais participam como observadores. O Brasil é membro pleno da OMT desde 1975 e, como integrante do Conselho Executivo (com mandato até 2025), participa duas vezes ao ano das reuniões do órgão, integrado por ministros das seis comissões regionais da OMT (Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e Sul da Ásia) em que se dividem os 159 Estados-membros.

(Foto: Roberto Castro/MTUR) – Da esquerda para a direita: Carlos Brito, presidente da Embratur; Zurab Pololikashvil, secretário-geral da OMT; Gilson Machado Neto, ministro do Turismo do Brasil; e Daniel Nepomuceno, secretário executivo do Ministério do Turismo do Brasil.