Ministério do Turismo realiza abertura do Sistema de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro com novidades

Nesta quarta-feira (2/2), o Ministério do Turismo (MTur) realizou a abertura do Sistema de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Com a participação do ministro da Pasta, Gilson Machado Neto, e do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, foram divulgadas, durante evento no Ministério do Turismo, novidades para cadastramento no Sistema, que poderá ser atualizado a qualquer tempo.

“Quando assumi como ministro me deparei com uma situação absurda: mesmo com a velocidade da internet era preciso que o município esperasse dois anos para se cadastrar. Qualquer município pode passar a ser muito procurado para turismo se algo acontecer por lá, como o aparecimento de um pássaro raro, por exemplo. É importante que se tenha agilidade nesse processo”, explicou o ministro Gilson Machado Neto.

Uma vez cadastrados, os municípios e regiões passam a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, que permite a identificação, pelo Ministério do Turismo, de necessidades de investimento e ações de promoção para cada região turística do país. Para participar, os gestores municipais do setor do Turismo devem realizar o cadastramento de seus municípios e regiões turísticas de acordo com aPortaria número 41 do MTur.

Os cadastros devem ser atualizados anualmente, com informações sobre dotação orçamentária dos municípios/regiões para o setor do turismo; empresas e trabalhadores dos municípios, que devem estar cadastrados no Cadastur; dentre outros critérios estabelecidos pelo Programa de Regionalização do Turismo. O endereço eletrônicowww.sistema.mapa.turismo.gov.br traz o detalhamento das informações necessárias e os trâmites para a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro.

Dentre as novidades está um novo campo de preenchimento obrigatório, denominado ‘Atividade Turística’, cujo objetivo é permitir que seja obtida uma base de dados importante para orientar o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas.

“Para que a promoção dos turismo brasileiro no exterior tenha ainda mais possibilidades é essencial que a Embratur, sempre em parceria com o Ministério do Turismo, tenha informações atualizadas sobre os destinos e regiões de todo o país. Permitir que haja agilidade no cadastramento é mais uma ação importantíssima neste sentido realizada pelo governo federal e pelo Ministério do Turismo”, salienta Carlos Brito, presidente da Embratur.

Também participaram do evento a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; a presidente da Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo (Anseditur), Cacau de Paula; o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral; Alisson Lima, vice-prefeito de Alexânia (GO) e representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entre outras autoridades.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.