Nesta segunda-feira (7/2), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, receberam a maior honraria concedida pelo estado do Rio de Janeiro: a Medalha Tiradentes. A condecoração foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa fluminense (ALERJ) por proposição da deputada estadual e presidente da Comissão de Turismo da ALERJ, Alana Passos.
Exaltando a campanha da Embratur veiculada no Brasil entre 2020 e 2021 com o mote “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro”, Alana Passos agradeceu o destaque especial dado ao Rio de Janeiro durante as ações da Agência. Além disso, lembrou que foi sob a gestão de Carlos Brito que foi criado, na capital do estado, o primeiro Escritório Regional da Embratur. “Este é um reconhecimento ao brilhante trabalho para o turismo nacional e para a retomada da economia brasileira. Meus agradecimentos a estas duas grandes personalidades pelos relevantes serviços prestados ao estado do Rio de Janeiro”, afirmou a deputada durante solenidade.
Após ser condecorado com a Medalha Tiradentes, o presidente da Embratur foi convidado para discursar. Em sua fala, salientou que a superação das dificuldades impostas durante a pandemia ocorre em virtude do trabalho diuturno que é feito por todo o trade do turismo, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e pelas autoridades de destinos tão visitados, como o Rio de Janeiro. “Neste réveillon o Rio de Janeiro teve ocupação hoteleira acima de 90%, chegando a 100% em alguns locais. Seguimos, junto ao ministro e a todo o trade, o trabalho de consolidação do Brasil como um destino internacional e contamos com o Rio de Janeiro como aliado de primeira ordem nesta missão especial”, afirmou, mencionando as autoridades presentes, o ministro do Turismo e os membros do trade carioca como grandes parceiros da Embratur.
Ao retomar a palavra, a deputada Alana Passos anunciou a entrega da Medalha ao ministro Gilson Machado Neto, salientou sua trajetória de mais de 30 anos no setor do Turismo e a atuação no governo federal desde a atuação como secretário de Ecoturismo, depois presidente da Embratur e, desde dezembro de 2020, ministro do Turismo. “Todas as vezes que estive com o senhor fiquei impactada e emocionada. Pude perceber o tamanho do seu amor pelo nosso estado. Essa homenagem é justa e merecida. Damos a honra a quem merece a honra”, disse.
Depois de receber a Medalha, acompanhada do diploma de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, o ministro agradeceu. “Não tenho palavra para expressar minha gratidão, deputada Alana, por essa cidade e pelo estado do Rio de Janeiro. Qualquer pessoa no mundo quando pensa em turismo nas Américas pensa no Cristo Redentor, no Pão de Açúcar e na cidade do Rio de Janeiro. Nada se compara ao Rio de Janeiro, o maior remédio contra a depressão que existe no mundo”, disse.
O ministro também exaltou todos os presentes, dentre eles o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, que mencionou, em sua fala, que o Rio de Janeiro teve a maior ocupação hoteleira de sua história durante o Réveillon 2022. “Para um ministro do Turismo que assumiu durante o pior momento da história ouvir isso do secretário de Turismo do estado mais importante da América Latina para o Turismo representa muito. Obrigado pelas palavras e digo que isso ocorre no Brasil todo: a retomada está sendo geral”, pontuou, exaltando diversas ações do governo federal, capitaneado pelo presidente Jair Bolsonaro, que contribuíram para a retomada do setor.
Participaram também da solenidade o deputado federal Helio Lopes; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; o presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio; a coordenadora regional do Escritório da Embratur para o Sudeste, Camila Souza; dentre outras autoridades.