Embratur prestigia retorno presencial da WTM Latin America, em São Paulo

Feira vai até 7 de abril, no Expo Center Norte, e deve receber mais de 8 mil visitantes e 19 mil profissionais do setor

A Embratur marcou presença na abertura de uma das principais feiras de turismo do continente nesta terça-feira (5/4), em São Paulo (SP): a WTM Latin America. Depois de realizar sua primeira edição virtual por conta da pandemia de Covid-19 em 2021, a feira volta a ocupar o Expo Center Norte até 7 de abril.

Com 600 expositores confirmados, a expectativa é de que a WTM Latin America atraia mais de 8 mil visitantes de 50 países e 19 mil profissionais de turismo ao longo dos três dias de feira. Durante o primeiro dia de programação, a Embratur foi representada pelo gerente de gabinete da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação, André Reis.

Depois de participar da solenidade, Reis participou de encontro com a Aena Brasil e gestores estaduais para discutir a viabilidade de atração de novos voos internacionais para o Nordeste brasileiro. Atualmente a Aena Brasil opera os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Ainda nesta terça, o representante da Embratur  reuniu-se com a ICCA (International Congress and Convention Association).

O World Travel Market (WTM) realiza seis eventos anuais em quatro continentes. O objetivo é criar relacionamento, conexão, conteúdo qualificado, estabelecimento de parcerias e fechamento de negócios para o setor. Em 2021, mesmo sendo 100% virtual, a WTM Latin America alcançou a marca de 4.200 encontros realizados entre compradores, agentes de viagens e expositores.

APOIO –  O Ministério do Turismo do Brasil apoia o evento e destaca este ano o programa Turismo Acessível e a importância da acessibilidade no setor, além de 15 postos de coexpositores entre destinos e prestadores de serviço de produtos de acessibilidade.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.