Retomada do turismo: Argentina e Canadá ampliam ofertas de voos para o Brasil

Aerolíneas Argentinas insere rotas entre El Calatafe e São Paulo a partir de julho. Air Canada já supera o número de voos ofertados antes da pandemia

A retomada do turismo segue dando fortes sinais de recuperação no Brasil. Principal emissor de turistas estrangeiros para o país, a Argentina terá mais dois voos semanais para o território brasileiro a partir de julho. As rotas serão operadas pela Aerolíneas Argentinas às segundas e sextas-feiras, ligando São Paulo a El Calatafe, com aeronaves com capacidade para até 170 passageiros.

A novidade chega uma semana depois de a companhia aérea ter anunciado outras duas novas rotas ligando San Martin de los Andes e Ushuaia a São Paulo. Atualmente, a Aerolíneas Argentinas opera 49 voos semanais para seis cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

Entre janeiro e fevereiro de 2022, quase 300 mil turistas argentinos entraram no Brasil. Os dados são do Portal de Imigração do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com informações do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. Em 2021, o mesmo período registrou a entrada de 17.425 turistas argentinos.

“Estes números mostram que a retomada do turismo já é uma realidade para o turismo brasileiro, um dos setores mais afetados pela pandemia. Agora, nosso objetivo é alcançar novamente o patamar pré-pandemia e seguir trabalhando na divulgação do Brasil no exterior para trazer ainda mais turistas estrangeiros para o nosso país, movimentando a economia e gerando empregos para os brasileiros”, comentou Silvio Nascimento, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Mais voos do Canadá

Outro país que aumentou recentemente a oferta de voos para o Brasil foi o Canadá. A Air Canada, que já oferecia voos diários entre Toronto e São Paulo, passou a contar também com duas rotas semanais ligando a capital paulista a Montreal. Além disso, a companhia aérea voa quatro vezes por semana ligando São Paulo a Buenos Aires antes de seguir para Toronto.

Com a novidade, a Air Canada superou o número de voos e assentos ofertados para o país antes da pandemia. “A estimativa é de que em maio a gente supere os 90% de ocupação, mesmo em baixa temporada e com três voos a mais em relação ao que tínhamos em 2019”, projetou Giancarlo Takegawa, diretor da Air Canada no Brasil, em entrevista ao Mercado & Eventos.

Entre janeiro e fevereiro de 2022, mais de cinco mil canadenses entraram no país, segundo dados do Portal de Imigração. Vale ressaltar que, desde junho de 2019, o Governo Federal dispensou o visto de entrada no Brasil para cidadãos canadenses. A medida vale para entrada no país para fins turísticos, de negócio, esportivos ou artísticos, sem intenção de estabelecer residência e aplicada para quem permanecer em território brasileiro por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses.

O decreto de 2019 também dispensou o visto para australianos, japoneses e norte-americanos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.