Gastos de turistas estrangeiros sobem 63% nos primeiros meses de 2022

Visitantes de outros países deixaram US$ 781 milhões no país no primeiro bimestre, superando os US$ 480 milhões registrados no mesmo período em 2021

O turismo continua dando fortes sinais de retomada no Brasil. Entre janeiro e fevereiro de 2022, mais de 530 mil visitantes estrangeiros vieram ao país de acordo com o Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. Esse volume de turistas gerou US$ 781 milhões em gastos nos meses de janeiro e fevereiro, aponta balanço de pagamentos do Banco Central. Um aumento de 63% em relação aos US$ 480 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

“Estamos caminhando para a retomada total do setor e estes dados reforçam que o Brasil é um destino interessante e seguro para os turistas”, avaliou Silvio Nascimento, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). “Já temos campanhas publicitárias programadas para rodar nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina e esperamos ver o número de visitantes aumentar ainda mais ao longo do ano.”

Além da publicidade, a Embratur realiza uma série de ações e eventos programados durante o ano. São pelo menos 14 participações em grandes feiras, duas delas com inscrições abertas aos interessados em participar como coexpositores. A IMEX Frankfurt, na Alemanha, ocorre entre 31 de maio e 2 de junho, enquanto a FIEXPO Latin America, no Panamá, será realizada entre 13 e 16 de junho.

A Agência também está com editais publicados para os interessados em participar de roadshows nos próximos meses. Serão duas etapas na América do Sul (Montevidéu, Assunção, Buenos Aires, Santiago e Bogotá), entre 7 e 15 de junho, e duas etapas na América do Norte (Toronto, Chicago, Nova Iorque, Miami e Los Angeles), entre 21 e 29 de junho. A data limite para se inscrever vai até 6 de maio.

Clique aqui e confira os editais para participar das feiras e dos roadshows

No fim do ano, a Embratur também vai aproveitar a Copa do Mundo da FIFA, no Catar, para realizar ações de promoção do Brasil aos turistas estrangeiros que forem prestigiar o evento.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.