Embratur aborda criatividade a serviço do turismo em Seminário Nacional de Governança para o setor

Em Parauapebas, no Pará, Agência participou da 3ª edição do evento que reúne especialistas de diversos segmentos

Transformação e criatividade para melhor promover o turismo em momentos de crise. Esse foi o tema abordado pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), nesta sexta-feira (20/5), durante o 3º Seminário Nacional de Governança para o Turismo. O evento em Parauapebas, no Pará, reúne especialistas de diversos segmentos do setor para trocar experiências e encontrar alternativas que possam impulsionar a economia dos municípios por meio de ações voltadas à implementação de atividades turísticas sustentáveis.

Em missão no Uruguai para acompanhar a 67ª reunião da Comissão Regional das Américas da Organização Mundial do Turismo (OMT), o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, fez questão de deixar uma mensagem de otimismo aos participantes do seminário em Parauapebas. Por meio de vídeo exibido no evento, ele afirmou estar confiante de que a reunião servirá para “avançar nos desafios que essa retomada representa para o setor.”

No segundo dia de programação, que vai até este sábado (21/5), a Embratur compôs o painel Promoção, Comercialização e Inovação, ao lado de palestrantes do Sebrae Nacional, da prefeitura do município de Maragogi e do CEO do Parque Aquático Wet’n’Wild.

Ângela Baltazar, da Gerência de Promoção Internacional do Turismo Cultural da Embratur, explicou o papel da instituição de ser referência mundial na promoção do país internacionalmente. Além disso, abordou as Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como bons exemplos para o desenvolvimento urbano sustentável do turismo, sobretudo em períodos de crise.

Atualmente, a rede de cidades criativas é composta por 12 cidades: Florianópolis, Belém, Belo Horizonte, Paraty, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Brasília. João Pessoa, Recife, Campina Grande e Santos. Desde 2004, a Organização reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano.

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a prefeitura da cidade e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). As outras duas edições, que também contaram com a presença da Embratur, ocorreram em Capitólio/MG e Maragogi/AL.