Embratur se aproxima do trade da América do Norte em evento inédito

Em Nova York, Agência abordou a promoção do ecoturismo, turismo de aventura e cultura/gastronomia diante de cerca de 150 fornecedores, operadores turísticos e agentes de viagens norte-americanos

Cumprindo a missão de divulgar os destinos incríveis do Brasil e atrair cada vez mais o turista internacional, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) esteve presente, nesta sexta-feira (20/5), no inédito evento Re-think South America, em Nova Iorque.

O encontro, realizado pela Latam, teve como objetivo permitir que uma conceituada rede de agentes e consultores da América do Norte pudesse se conectar e planejar viagens futuras para o crescente mercado da América do Sul.

A Embratur, representada pelo supervisor da gerência de Relações Institucionais da Agência, Marcos Fonseca, abordou a promoção do ecoturismo, turismo de aventura e cultura/gastronomia diante de cerca de 150 fornecedores, operadores turísticos e agentes de viagens norte-americanos.

Durante dois dias de evento, houve trocas de experiências entre expositores, compradores e palestrantes, que contribuíram para apresentar insights e conselhos sobre o futuro das viagens à medida que a pandemia de Covid-19 apresenta quadro de desaceleração.

Vale ressaltar a importância que o mercado norte-americano tem no turismo do Brasil. Ao todo, 590 mil visitantes americanos estiveram no Brasil em 2019, sendo os Estados Unidos o segundo maior emissor de turistas internacionais ao país, atrás apenas da Argentina.

A Embratur dividiu espaço no evento com destinos da América do Sul como Chile (Sernatur), Colômbia (ProColômbia) e Peru (PromPerú).

Ainda em Nova York, a Agência e a Latam negociaram parceria futura para participação em novos eventos de divulgação do país e ações em conjunto para fomentar o turismo internacional no Brasil.

Ações da Embratur

Neste ano, serão investidos mais de R$ 100 milhões em ações de promoção, o que representa uma alta de 74% quando comparado ao investimento de 2020.

Os recursos serão direcionados para diversas iniciativas, que envolvem campanhas publicitárias, presença nas principais feiras internacionais, roadshows, press trips, entre outros.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.