TREINAMENTO

Embratur e Sebrae realizam workshop de capacitação em São Luís (MA)

Trade maranhense recebe treinamento da Agência com foco em possíveis emissores internacionais e inteligência de mercado
Reprodução/YouTube
Embratur apresenta tendências de mercado para representantes do trade maranhense em São Luís

A Embratur desembarcou em São Luís, no Maranhão, para mais uma etapa da série de workshops realizados pelo país em parceria com o Sebrae. Nesta terça-feira (18/10), cerca de 50 representantes do trade maranhense, entre empresários e entidades governamentais, participaram do encontro, realizado no SebraeLab.

A iniciativa visa agregar conhecimento para quem opera o turismo na região, com um olhar especialmente voltado para o turista que vem de fora do país. De acordo com o Sebrae, o trade maranhense conta com um mercado relativamente novo, que começa a operar de olho no mercado internacional, o que torna o workshop em São Luís ainda mais importante.

“Esse contato do trade maranhense com as ferramentas e o conhecimento da Embratur vai ser fundamental para estes novos operadores. São Luís é reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco desde 1997 e o Maranhão é um destino muito diverso e atrativo para o turista internacional”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Durante a apresentação ministrada o assessor executivo da Embratur, Alexandre Nakagawa, a Agência forneceu informações com dados, indicadores, tendências e possíveis emissores focados na experiência do Maranhão. A apresentação foi adequada para a realidade local, com foco na inteligência de mercado.

O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, afirmou que a parceria com a Embratur é importante por contribuir com o aumento da competitividade dos pequenos negócios da cadeia do turismo por meio das qualificações e estudos que serão realizados dentro do escopo de ações, além da ampliação de mercados por meio da promoção internacional.

“Discutimos temas relevantes para atrair o turista internacional para São Luís e para o nosso estado. É muito importante essa matéria de inteligência de mercado. Temos que analisar dados e conhecer os mercados para atender bem, não basta só ter as belezas naturais e a história. Temos reconhecer quem quer vir para cá e oferecer o melhor tratamento”, pontuou.

Além da apresentação da Embratur, o Sebrae entregou um banco de imagens da Rota das Emoções para o trade turístico do Maranhão, projeto realizado em parceria com a Embratur. A rota foi criada em 2005 e conta com 500 km de atrativos em 14 municípios entre os estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará. No Maranhão, integram a rota os municípios de Araioses, Tutóia, Paulino Neves, Barreirinhas e Santo Amaro, com destaque para os Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Experiência positiva

Entre os cerca de 50 participantes do evento em São Luís estavam representantes de diversos setores do trade turístico, como guias de turismo, hotelaria e agências de viagem, além de representantes de secretarias municipais de cidades maranhenses. A aproximação da Embratur com quem faz o turismo acontecer na ponta foi avaliada positivamente pelos participantes do encontro.

“O workshop foi muito positivo. A gente pôde ter o entendimento das ações que a Embratur vem desenvolvendo, como podemos participar e, principalmente, de que maneira, de forma estratégica e inteligente, podemos criar um trabalho mais assertivo para conseguir o aumento do fluxo de turistas internacionais”, destacou Saulo Ribeiro dos Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís.

Diretora comercial da H3P Hospitality Brazil, Lu Pimentel, elogiou o conteúdo apresentado pela Agência e afirmou que os dados serão estratégicos para os próximos passos do setor. “Foi muito enriquecedor para o nosso trade. Primeiro por ter trazido números muito significativos a respeito das demandas para as cidades e o estado. Isso nos ajuda enquanto comercial para embasar nossas estratégias para nossos destinos e produtos. Para nós, do segmento da rede hoteleira, foi fenomenal ter esse conhecimento”, avaliou.

Já para Zildenice Barros, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Maranhão, o material da Embratur abriu caminho para novas ideias. “Foi muito produtivo e cheio de inovações. Foi um gatilho de ideias para trabalhar roteiros diferenciados em São Luís e em outras regiões do estado. Às vezes esquecemos de algumas ferramentas importantes e esses treinamentos nos atualizam e desenvolvem uma vontade enorme de criar meios de alavancar cada vez mais o turismo”, comentou.

Karina Carvalho, diretora da Marencanto Transporte e Turismo, destacou a adaptação do conteúdo para a realidade do estado. “O workshop trouxe informações sobre o Maranhão inserido no contexto do Brasil, além de tendências de consumo, práticas sustentáveis e alertas para buscarmos uma melhor hospitalidade. Foi muito enriquecedor”, afirmou.

Rodando o Brasil

A parceria entre Embratur e Sebrae vai realizar o workshop “Uma Viagem pelo Turismo” em 54 municípios brasileiros até 2024. Só no primeiro semestre de 2022, dez cidades brasileiras receberam a capacitação. A previsão para o segundo semestre é de que outras dez sejam contempladas.

Desde julho, o treinamento já passou por Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Morro de São Paulo (BA), Teresina (PI) e Maceió (AL). Depois do Maranhão, o próximo destino a receber o workshop será o Ceará.