Em recuperação

Com pandemia, Brasil registra em dois anos a chegada de 2,9 milhões de turistas internacionais

Número representa 46% dos turistas internacionais que chegavam por ano ao Brasil antes da pandemia
Renato Soares/MTur Destinos
Com a reabertura das fronteiras internacionais e a retomada do turismo entre os países, a expectativa é de que, neste ano, o número de chegadas de turistas ao Brasil se aproxime dos 4,2 milhões

Nos últimos dois anos – 2020 e 2021 – o Brasil registrou a chegada de 2,9 milhões de turistas internacionais (estrangeiros e brasileiros que residem no exterior). O número representa quase metade (46%) dos cerca de 6 milhões de visitantes que ingressavam no Brasil todos os anos antes da pandemia de Covid-19. O impacto da emergência sanitária mundial no setor turístico no Brasil foi revelado em estudo desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e divulgado nesta quinta-feira (20.10).

Com a reabertura das fronteiras internacionais e a retomada do turismo entre os países, a expectativa é de que, neste ano, o número de chegadas de turistas ao Brasil se aproxime dos 4,2 milhões, segundo a Embratur.

Após ter atuado exclusivamente no mercado interno entre junho de 2020 e julho de 2021, por imposição legal, a Embratur voltou à sua missão original de promover os destinos brasileiros no exterior. E o retorno da divulgação internacional recolocou o Brasil na prateleira dos turistas de forma rápida: nos cinco primeiros meses de 2022, dados da Polícia Federal apontam que o Brasil já ultrapassou a marca de 1 milhão de turistas estrangeiros registrados como em “viagem a turismo”, o que não ocorria desde 2020.

A malha aérea internacional no Brasil é um dos melhores indicadores para a comprovação do ritmo acelerado de recuperação do turismo no Brasil. Em setembro atingiu 94,74% dos níveis pré-pandemia – o melhor resultado da conectividade do Brasil com o mundo após o início das restrições de viagens entre os países. Isso porque o número de desembarques internacionais, segundo a Embratur, chegou a 4.247 no último mês, um aumento de 6% em relação ao mês anterior (agosto) que havia registrado o maior número (4.003). E, até junho de 2023, a expectativa é de mais de 100 novos voos para o Brasil.

Outro dado que demonstra a recuperação do mercado internacional do turismo no país é relativo ao gasto de estrangeiros. Segundo o Banco Central do Brasil (Bacen), entre janeiro e julho deste ano os visitantes deixaram mais de US$ 2,7 bilhões, montante 85% maior do que o registrado no mesmo período de 2021 (US$ 1,5 bilhão) e que alcança 76% do valor apurado em 2019 (US$ 3,7 bilhões).

Chegadas de turistas internacionais

Em 2021, os Estados Unidos (132,2 mil) foi o principal emissor de turistas para o Brasil. O país norte-americano historicamente ocupava o segundo lugar, atrás da Argentina que, em 2021, caiu para a terceira posição (67,3 mil). Vale destacar que os turistas americanos contam, desde 2019, com a isenção de visto para entrada no país.

Já o Paraguai foi o segundo país a enviar mais turistas ao Brasil (132,1 mil). Juntos, Estados Unidos e Paraguai representam mais de um terço dos visitantes que desembarcaram nas terras verde-amarelas.

Pela primeira vez em pelo menos 14 anos, Portugal ocupa o “Top 5” dos principais países emissores de turistas ao Brasil. Em 2007, a República Portuguesa havia sido a terceira nação com o maior número de visitantes a ingressarem no Brasil (280,4 mil). Outros países da Europa, como França (34.848) e a Espanha (29.514), também estão entre os principais emissores de turistas ao país, ocupando, respectivamente, as 6ª e 7ª posições.

A maior parte dos turistas internacionais chegou, em 2021, por modal aéreo (585,4 mil), seguida pelo transporte terrestre (158.853), fluvial (1.136) e marítimo (495). Em relação às unidades da federação que esses turistas utilizaram para ingressar no Brasil, no ano passado, São Paulo continuou sendo o principal portão de entrada, recebendo 57% (422,9 mil) dos turistas internacionais que chegaram ao país. O estado do Paraná ocupou o segundo lugar (17% – 128,7 mil), seguido pelo Rio de Janeiro (14% – 101,5 mil).

Histórico

Na década anterior à pandemia de Covid-19, entre 2019 e 2010, o Brasil recebeu 60,9 milhões de visitantes internacionais – média de 6 milhões por ano. Já em 2021, sob os impactos da pandemia de Covid-19, o Brasil recebeu 745,8 mil turistas internacionais – número 88% menor do que o registrado em 2019. No ano anterior, em 2020, as chegadas de turistas já haviam registrado queda de 66% – impacto menor considerando o início da pandemia apenas em março daquele ano a partir da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Clique aqui e confira, na íntegra, os dados.

*Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo e Assessoria de Comunicação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.