FEIRA INTERNACIONAL

IBTM World: promoção da gastronomia brasileira é pauta de reunião entre Embratur e Trip Advisor

Encontro foi realizado nesta quarta-feira, em Barcelona, durante o segundo dia da feira. Agência também se reuniu com a Embaixada brasileira
Divulgação/Embratur
Comitiva da Embratur recebe Isabela Assef, da Trip Advisor, no estande da Agência na IBTM World

Brasília, 30/11/2022 – Promover a vasta oferta gastronômica brasileira mundo afora. Esse foi o objetivo do encontro entre a Embratur e a Trip Advisor, plataforma referência para destinos, hotéis, restaurantes e atrações turísticas, nesta quarta-feira (30/11), em Barcelona. A reunião ocorreu durante o segundo dia da IBMT World, um dos principais eventos mundiais da indústria de negócios e eventos (MICE), na Espanha.

 

O assessor da presidência da Embratur, Rafael Luisi, e a gerente de marketing do Trip Advisor na Espanha, Isabela Assef, debateram possibilidades de colaboração do ramo gastronômico para a promoção do turismo brasileiro. “Para nós, esse tipo de aliança é muito no sentido de promover o turismo gastronômico brasileiro no mundo”, enfatizou Luisi.

 

Reunião com a Embaixada

 

A Agência também se reuniu com o Embaixador e Cônsul Geral do Brasil em Barcelona, Clemente Baena, acompanhado do Secretário e chefe do Departamento do Setor Comercial, Marcelo Ferraz, e da técnica de comércio exterior do consulado, Ana Nieto. Durante o encontro, foram discutidas estratégias conjuntas para colaborar na promoção dos destinos turísticos brasileiros.

 

A Embratur reforçou as ações focadas em negociações com companhias aéreas, press trips, famtours e campanhas publicitárias que vêm sendo realizadas. Assim como o aumento da procura pela pesca esportiva, principalmente no público americano. O Embaixador, por sua vez, destacou a presença da Embratur no evento e o apoio da embaixada nas ações promocionais.

 

“O Brasil é um país muito diverso, que oferece uma natureza riquíssima, gastronomia de ponta e praias paradisíacas para o turista espanhol. A embaixada tem um intenso trabalho promocional que, junto com a Embratur, terá ainda mais sucesso”, avaliou Baena.

 

A IBTM World segue com sua programação nesta quinta-feira (01/12), último dia do evento. A Embratur conta com um estande no local e conta com a participação de 19 coexpositores, que estão na feira para realizar reuniões e fechar negócios com o público estrangeiro.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.