Brasília, 07/12/2022 – Em busca de compreender como as viagens serão reimaginadas em 2023, a Booking.com – empresa de e-commerce de viagens – realizou uma pesquisa com mais de 24 mil viajantes de 32 países e territórios que mostra que o otimismo dos turistas está de volta, mas acompanhado de boa dose de criatividade. De acordo com a plataforma, “os viajantes vão aceitar a contradição e o caos em suas escolhas para as férias”, o que deve diversificar o cardápio de opções e de tomada de decisões.
Conforme o levantamento, quase três quartos (72%) dos entrevistados relatam que viajar sempre valerá a pena, sendo os viajantes da China, Colômbia, México, Argentina e Brasil os mais entusiasmados. Após dois anos consecutivos de restrições severas impostas pela pandemia de Covid-19, os anseios dos turistas variaram bastante. Quase metade (44%) dos viajantes globais querem que suas experiências de viagem tenham uma sensação mais simples ou básica, outros 55% vão procurar férias em destinos menos badalados (no estilo “off-grid”) e 44% pretendem experimentar a vida apenas com as necessidades básicas.
Os entrevistados mostraram ainda ansiedade para usar as viagens em 2023 como uma oportunidade para aprender habilidades de sobrevivência (58%), incluindo como obter água limpa (53%), acender uma fogueira do zero (42%), procurar comida na natureza (39%) e até mesmo se preparar para um apocalipse (39%).
Em consonância com esta tendência de mercado, em 2022 a Embratur passou a levar para dentro das feiras internacionais e de outras ações da Agência o conceito de “Diversificação da Oferta”.
“O Brasil tem dimensões continentais, seis biomas, além de uma imensa biodiversidade que é única no mundo. A Embratur mostrou que o país é muito mais do que o estrangeiro conhece. Mostrou belezas naturais, clima tropical, povo amigável, hospitaleiro e vibrante e experiências autênticas nos segmentos de ecoturismo, aventura, cultura e, claro, sol e praia”, destaca o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
Um exemplo para essa diversificação de oferta foram as dez press trips realizadas pela Agência em 2022. Para mostrar o Brasil e suas belezas, a Embratur levou jornalistas e influenciadores de Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos, Portugal e Espanha a vivenciarem experiências em destinos como Bahia, a Rota das Emoções (Maranhão, Piauí e Ceará), Porto de Galinhas, Vale do São Francisco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e a Costa Verde do estado, Manaus, Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, Paraná, litoral norte de São Paulo, além da Amazônia.
A pesquisa da Booking.com foi realizada com viajantes do mundo inteiro que tinham previsão de viajar a negócios ou a lazer nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 entrevistados em 32 países e territórios (Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Reino Unido, Estados Unidos e Vietnã).
Turismo com crescimento superior a 50% em 2023
O otimismo dos viajantes mundo afora também se reflete em números. O boletim do terceiro trimestre de 2022 feito pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta que, para o ano que vem, a expectativa para o setor de turismo no Brasil é de um crescimento de 53,6% em comparação a este ano. A projeção para 2023 foi realizada com base nos resultados do terceiro trimestre de 2022, momento no qual mais da metade das empresas consultadas afirmou ter elevado em 100% (ou mais) o faturamento anual, em relação com o mesmo período do ano passado.