Brasília, 08/12/2022 – Seguindo sua passagem pelo Norte do Brasil, o workshop “Uma Viagem pelo Turismo” chegou a Manaus nesta quarta-feira (07.12). A capacitação, realizada em parceria por Embratur e Sebrae, reuniu cerca de 20 representantes do trade e dos governos locais para discutir estratégias de posicionamento do Amazonas no mercado global de turismo.
A apresentação foi conduzida por Alisson Andrade, assessor da Gerência de Natureza da Agência. Ele destacou a importância de diversificar a oferta de produtos turísticos de estado para o mercado estrangeiro, fortalecendo o que já está consolidado e inserindo novidades na prateleira.
Durante a capacitação, a Embratur apresentou dados sobre o perfil de consumo do visitante estrangeiro e como desenvolver estratégicas de comercialização pensando nesse público. A Agência também apontou os diferenciais competitivos do Amazonas que devem liderar a estratégia de divulgação, com foco principalmente na natureza, gastronomia, cultura e no acolhimento do povo do estado.
“Nossos workshops são pensados para atender as necessidades e particularidades de cada estado. O Amazonas tem uma natureza única no mundo. Nosso objetivo com os treinamentos é ajudar o trade e os governos locais a identificar os melhores produtos turísticos para o mercado internacional, selecionar o público-alvo e utilizar as melhores ferramentas de promoção”, afirmou o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
Diretor executivo da agência de turismo Rogertur em Manaus, Ilson Rogerio, participou do treinamento e avaliou positivamente a experiência. “Vamos poder direcionar o ano de 2023 com o que aprendemos, focar nos públicos que mais procuram nossa região. Foi muito importante para ampliar nossa visão e para que possamos aumentar e melhorar nossa prospecção, oferecendo nossos pacotes e roteiros de forma mais assertiva”, comentou.
Próximo destino: Rondônia
O workshop “Uma Viagem pelo Turismo” encerra sua passagem pelo Norte brasileiro na próxima semana. Em 14 de dezembro, a capacitação será realizada para o trade de Rondônia. Ao todo, 25 cidades receberão o evento este ano. No primeiro semestre de 2022, o workshop da Embratur e do Sebrae passou por dez cidades brasileiras. Já no segundo semestre, foram contemplados Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Morro de São Paulo (BA), Teresina (PI), Maceió (AL), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Araguaína (TO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Manaus (AM).