TREINAMENTO

Embratur discute estratégias de posicionamento com o trade do Amazonas em workshop

Capacitação realizada em Manaus contou com a participação de cerca de 20 representantes do setor. Próxima parada do treinamento será em Rondônia, em 14 de dezembro
Divulgação/Embratur
Representantes do trade e de governos locais acompanham a apresentação da Embratur em Manaus

Brasília, 08/12/2022 – Seguindo sua passagem pelo Norte do Brasil, o workshop “Uma Viagem pelo Turismo” chegou a Manaus nesta quarta-feira (07.12). A capacitação, realizada em parceria por Embratur e Sebrae, reuniu cerca de 20 representantes do trade e dos governos locais para discutir estratégias de posicionamento do Amazonas no mercado global de turismo.

 

A apresentação foi conduzida por Alisson Andrade, assessor da Gerência de Natureza da Agência. Ele destacou a importância de diversificar a oferta de produtos turísticos de estado para o mercado estrangeiro, fortalecendo o que já está consolidado e inserindo novidades na prateleira.

 

Durante a capacitação, a Embratur apresentou dados sobre o perfil de consumo do visitante estrangeiro e como desenvolver estratégicas de comercialização pensando nesse público. A Agência também apontou os diferenciais competitivos do Amazonas que devem liderar a estratégia de divulgação, com foco principalmente na natureza, gastronomia, cultura e no acolhimento do povo do estado.

 

“Nossos workshops são pensados para atender as necessidades e particularidades de cada estado. O Amazonas tem uma natureza única no mundo. Nosso objetivo com os treinamentos é ajudar o trade e os governos locais a identificar os melhores produtos turísticos para o mercado internacional, selecionar o público-alvo e utilizar as melhores ferramentas de promoção”, afirmou o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

 

Diretor executivo da agência de turismo Rogertur em Manaus, Ilson Rogerio, participou do treinamento e avaliou positivamente a experiência. “Vamos poder direcionar o ano de 2023 com o que aprendemos, focar nos públicos que mais procuram nossa região. Foi muito importante para ampliar nossa visão e para que possamos aumentar e melhorar nossa prospecção, oferecendo nossos pacotes e roteiros de forma mais assertiva”, comentou.

 

Próximo destino: Rondônia

 

O workshop “Uma Viagem pelo Turismo” encerra sua passagem pelo Norte brasileiro na próxima semana. Em 14 de dezembro, a capacitação será realizada para o trade de Rondônia. Ao todo, 25 cidades receberão o evento este ano. No primeiro semestre de 2022, o workshop da Embratur e do Sebrae passou por dez cidades brasileiras. Já no segundo semestre, foram contemplados Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Morro de São Paulo (BA), Teresina (PI), Maceió (AL), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Araguaína (TO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Manaus (AM).

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.