AÇÃO

Press Trip Jalapão: Embratur traz comunicadores da Alemanha para experiências com ecoturismo, cultura e gastronomia em Tocantins

Durante seis dias, os profissionais de imprensa vão curtir rios, formações rochosas e várias espécies das faunas. O roteiro inclui rafiting, trilhas e tirolesa, além de uma visita à Comunidade Mumbuca, o berço do artesanato em capim dourado
Divulgação/Embratur/Sebrae
O Parque Estadual do Jalapão será o centro das atrações

Brasília, 13/12/2022 – Ecoturismo, cultura e gastronomia são o foco da 11ª press trip realizada pela Embratur em 2022. A partir desta quarta-feira (14/12) até a próxima segunda (19/12), profissionais de imprensa da Alemanha irão visitar cidades e atrativos de Tocantins, tendo como ponto alto o Jalapão, paisagem bastante procurada pelos amantes de turismo de aventura e por quem busca o contato próximo com a natureza.

 

Durante os seis dias em Tocantins, os comunicadores terão experiências únicas. O Parque Estadual do Jalapão será o centro das atrações, ostentando rios, formações rochosas e fauna exótica, com onças-pintadas, lobos-guarás e araras. O roteiro preparado pela Embratur e pela Secretária de Turismo de Tocantins também contempla aventuras: rafiting, trilhas e tirolesa.

 

“As press trips são ferramentas essenciais de relações públicas por permitirem aos comunicadores estrangeiros a experimentação dos destinos brasileiros in loco. O contato dos convidados com o ecoturismo, cultura, gastronomia, entre outros segmentos encantadores para o turismo é decisivo para que o público alemão tenha ainda mais interesse em vir ao Brasil e o estado ao Tocantins”, afirma o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

 

A parte cultural do roteiro tem como destaque a visita à Comunidade Mumbuca, considerada o berço do artesanato em capim dourado, o “ouro do Jalapão”. Em novembro, a Embratur esteve no Tocantins com o workshop Inteligência de Mercado e a economia criativa, por meio do artesanato com capim dourado, foi destacada como vetor de promoção internacional do destino. Agora, com direito a passagem pelo comércio local de artesanato, a Agência ajuda a consolidar esse cenário.

 

Ações de janeiro a dezembro

 

Para mostrar o Brasil e suas belezas a mercados estratégicos, a Embratur terminará 2022 tendo realizado 11 press trips, sendo cinco delas ainda no primeiro semestre. Entre janeiro e julho, participaram das ações jornalistas e influenciadores de Espanha, Chile, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos e Portugal.

 

A programação realizada pela Embratur levou profissionais de Portugal a conhecer as belezas da Bahia, enquanto os espanhóis desbravaram a Rota das Emoções, passando por Maranhão, Piauí e Ceará. Já chilenos e paraguaios visitaram Pernambuco, descobrindo e divulgando destinos como Porto de Galinhas e o Vale do São Francisco. O grupo dos Estados Unidos experimentou as belezas do Mato Grosso do Sul, enquanto os representantes dos Emirados Árabes foram apresentados a um roteiro de luxo pelo Rio de Janeiro e por Manaus.

 

Já no segundo semestre, outras seis press trips foram realizadas pela Embatur. Em setembro, jornalistas da Argentina, do Chile e do Uruguai tiveram cinco dias de experiências em passeios por vinícolas do Brasil. A ação em parceria com a Wine South America (WSA) foi focada no enoturismo brasileiro, com passagem pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

 

Em outubro, a Embratur organizou uma press trip com comunicadores da Argentina, do Chile e da Colômbia, que foram convidados a conhecer as belezas no estado do Paraná. A ação focou em atrativos dos segmentos cultura e natureza. No mesmo mês, a Agêcnia trouxe jornalistas e influenciadores de Chile, Argentina e Paraguai para vivenciar experiências pelo litoral norte de São Paulo. A programação incluiu roteiros como as praias da costa de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.

 

Já em novembro, comunicadores da Argentina e do Chile passaram oito dias na cidade do Rio de Janeiro e na Costa Verde do estado. Os jornalistas passaram por Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e pela capital fluminense. No fim do mês, comunicadores norte-americanos especializados em pesca esportiva foram convidados pela Embratur para experimentar a atividade em plena Amazônia. Eles passaram nove dias em Manaus em Barcelos conhecendo as belezas locais e sendo apresentados à diversidade de peixes amazônicos.