CERIMÔNIA DE POSSE

Daniela Carneiro assume como nova ministra do Turismo e defende fortalecimento do setor

Nova ministra aposta em parceria com a Embratur para ampliar divulgação dos destinos do Brasil no exterior
Renato Vaz/Embratur
Daniela Carneiro é a nova ministra do Turismo

A nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, assumiu o cargo nesta segunda-feira (02/01), durante cerimônia realizada na sede do Ministério. Em seu primeiro discurso após a posse, a ministra defendeu o fortalecimento do setor para gerar mais renda e empregos, a partir da união com dirigentes e entidades, com o trade turístico e a sociedade.

 

Daniela Carneiro também fez questão de exaltar a importância da parceria da Pasta com a Embratur para fortalecer a imagem do Brasil fora do país. “Vamos mostrar ao mundo toda nossa alegria, pluralidade, diversidade étnica e cultural, um país alegre e vivo. Para isso, vamos fortalecer o trabalho em conjunto com a Embratur, para reforçar nossa imagem junto aos mercados internacionais”, afirmou a nova ministra.

 

A Embratur marcou presença na cerimônia com a Gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital, Karisa Nogueira. O evento oficializou a segunda mulher no comando da Pasta desde sua criação, em 2003.

 

 

O deputado federal Marcelo Freixo, presente à cerimônia e apontado pela ministra Daniela Carneiro como próximo presidente da Embratur, indicou as possibilidades para o setor. “Que bom ter uma mulher à frente de uma Pasta tão importante e decisiva. A gente precisa gerar emprego e renda e ter uma articulação que o turismo oferece muito mais do que outros setores. O turismo é interdisciplinar, vai passar por vários ministérios”, avaliou Freixo.

 

Daniela Carneiro lembrou que sua posse ocorre exatos 20 anos após a criação do Ministério do Turismo, em 2003, e reforçou que focará sua gestão em esforços coletivos com a indústria turística. “Precisamos de união, e isso só será possível com uma escuta ativa e parcerias com gestores, acadêmicos, trabalhadores e comunidades locais e internacionais”, comentou.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.