LUZ, CÂMERA, AÇÃO!

Embratur traz influenciadora chilena da Despegar para vivenciar “o calor do Brasil” no Nordeste

Ação faz parte da campanha “¡Ven a vivir el calor de Brasil!”, que promove o país na América Latina desde novembro
Bruno Lima/MTur
Porto de Galinhas está entre os atrativos a serem visitados pela comunicadora

Brasília, 04/01/2023 – A influenciadora digital chilena, Josefina Polanco, a Jo, da Despegar – maior agência de viagens da América Latina cuja filial no Brasil é a Decolar – chega ao Brasil nesta quarta-feira (04/01) para vivenciar experiências no Nordeste do país. A ação é acessória à campanha publicitária “¡Ven a vivir el calor de Brasil!”, promovida pela Embratur desde novembro de 2022 para atrair turistas dos países vizinhos: Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Panamá.

 

Até a próxima terça-feira (10/01), a influencer vai compartilhar com os mais de 200 mil seguidores do instagram Despegar Chile (@despegarcl) as experiências vividas em dois destinos incríveis do verão brasileiro: Recife e Porto de Galinhas. O objetivo da ação é ampliar o conhecimento dos chilenos sobre o calor do Brasil em suas variadas facetas, como o tempero, o acolhimento e a música.

 

O perfil chileno da Despegar no Instagram, por meio da influenciadora, costuma dividir com os seguidores dicas valiosas que vão desde as buscas por passagens e alojamentos, até passeios e experiências únicas de cada país.

 

A campanha “¡Ven a vivir el calor de Brasil!” ocorre até 15 de janeiro de 2023 nos países estratégicos para o turismo internacional do Brasil, focada em elementos visuais com cenários de praia, sol, natureza e aventura. As peças caracterizam o Brasil como um país onde é possível viver as mais variadas experiências e sensações de forma segura e com liberdade.

 

De acordo com levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), mais de 1,07 milhão de passagens internacionais já foram compradas para curtir destinos do Brasil entre dezembro de 2022 e março de 2023. Desse total, cerca de 57 mil bilhetes foram adquiridos por chilenos.

 

Mercado estratégico

 

Dos 3,1 milhões de estrangeiros que visitaram o Brasil entre janeiro e novembro de 2022, 169.671 são chilenos, o que confere a quarta posição no ranking de maiores emissores de turistas para o país. Assim como nos anos anteriores, a nação que mais buscou o Brasil é a Argentina (883.088), seguida por Estados Unidos (373.382) e Paraguai (256.598).

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.