MICE

ICCA divulga ranking com Brasil em 25º e Embratur elabora ações para alavancar o país no segmento MICE

Lista foi anunciada nesta terça-feira (23), na Alemanha, onde a Agência promove o país nos próximos três dias na IMEX Frankfurt
Divulgação/Embratur
A ICCA divulgou também a lista anual das cidades que mais receberam eventos internacionais em 2022. Em 2022, o Brasil aparece no ranking com seis cidades.

23/05/2023 – Posicionar o Brasil como protagonista no segmento MICE (meetings, incentive, conferences and exhibitions/reuniões, incentivo, conferências e exposições) está entre os objetivos da nova gestão da Embratur. Nesta terça-feira (23), a International Congress and Convention Association (ICCA) colocou o Brasil em 25º do mundo no ranking de destinos de turismo de negócios, subindo discretas duas posições, se comparado ao ano anterior. A atual direção da Agência criou uma gerência para promover este segmento e confia que o país tem grande potencial para atrair mais eventos internacionais – já foi o 7º do mundo.

Uma estratégia da Embratur para alavancar o Brasil na tradicional lista será incentivar os pequenos municípios a se candidatarem para receberem eventos internacionais. “Esses eventos, geralmente, ocorrem em grandes cidades, mas não só as metrópoles têm o potencial para recebê-los. Cidades menores que tenham expertise para sediar eventos também podem. O trabalho da Embratur é apoiar esses destinos nas candidaturas para vencermos mais congressos para o nosso país”, destaca a coordenadora de Captação de Eventos Internacionais na Embratur e Vice Presidente do Capítulo Latinoamericano & Caribenho da ICCA, Cintia Hayashi.

A ICCA divulgou também a lista anual das cidades que mais receberam eventos internacionais em 2022. A relação contempla as cidades pelo mundo que receberam pelo menos cinco eventos internacionais que cumprem as exigências da entidade. Em 2022, o Brasil aparece no ranking com as cidades de Rio de Janeiro (29 eventos), São Paulo (27), Florianópolis (5), Foz do Iguaçu (5), Porto Alegre (5) e Salvador (5). A cidade líder da América Latina foi Buenos Aires, com 66 eventos. 

Outra ação da Embratur para impulsionar o turismo de negócios no Brasil ocorre a partir desta terça-feira (23), na Alemanha. A Agência participará da IMEX Frankfurt, considerada a maior feira do setor da Europa, que será realizada entre os dias 23 e 25 de maio. O estande que promoverá o Brasil contará com 14 coexpositores nacionais, com o intuito de retomar relações com as principais operadoras deste segmento no mundo, uma vez que a Gerência de MICE havia sido extinta da Embratur em 2019.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.