INOVAÇÃO

Estudantes de Turismo da USP conhecem os projetos do EmbraturLAB

O centro de desenvolvimento e inovação da Embratur, localizado no Rio de Janeiro, utiliza tecnologia para melhorar as experiências dos turistas estrangeiros no Brasil

Divulgação/Embratur
O gerente de Inovação do EmbraturLAB, Edivaldo Reis, destacou que o encontro foi uma oportunidade de crescimento

05/07/2023 – Os gestores do EmbraturLAB, no Rio de Janeiro, apresentaram a estudantes do 5º semestre de Turismo da Universidade de São Paulo (USP) os projetos em andamento do centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao turismo da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O objetivo é promover competitividade e melhorar a experiência do turista internacional que visita o Brasil. 

O gerente de Inovação do EmbraturLAB, Edivaldo Reis, destacou que o encontro foi uma oportunidade de crescimento tanto para os estudantes quanto para o desenvolvimento do projeto. Segundo ele, esse tipo de reunião tem “grande potencial multiplicador para o segmento”. 

“Esperamos contribuir para a formação profissional desses jovens, que chegam ao mercado de trabalho com o desafio de tornar o turismo mais eficiente e responsável. Por outro lado, os estudantes, em contato conosco, podem contribuir com ideias e disseminação da cultura de inovação no turismo. A educação aplicada é a chave para a inovação”, explicou

Já o graduando Gustavo Brito, 20 anos, considerou que a oportunidade foi um “ponto vital” para a carreira que ele quer construir na área. “Como graduando em Lazer e Turismo pela EACH-USP, poder partilhar com a Embratur as perspectivas e ações desenvolvidas para uma melhor gestão pública no que concerne ao turismo nacional e internacional foi claramente um ponto vital em minha trajetória acadêmica. A palestra foi de grande inspiração e valia para minha carreira dentro do turismo. Vi também todo o empenho e capacitação dos funcionários do EmbraturLAB para tornar o setor cada dia mais inovador”, afirmou. 

Os alunos da USP estão no Rio de Janeiro para uma imersão acadêmica, e a visita à EmbraturLAB fez parte da “XIII Viagem Didática”, parte do conteúdo das disciplinas Agências de Turismo e Inovação em Serviços de Lazer e Turismo do curso de Lazer e Turismo/EACH/USP.

“Esse contato com órgãos da gestão pública do setor é fundamental para a formação das/os estudantes, uma vez que estão ingressando no mundo do trabalho e precisam conhecer o contexto político e profissional no qual estão se inserindo. É esperado que, de alguma forma, os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais e acadêmicas (em pesquisas, por exemplo), uma vez que este tema está cada vez mais presente no cenário atual de acirrada competitividade entre os destinos turísticos”, explicou o professor da USP Marcelo Vilela de Almeida, um dos responsáveis pela viagem.