05/07/2023 – Os gestores do EmbraturLAB, no Rio de Janeiro, apresentaram a estudantes do 5º semestre de Turismo da Universidade de São Paulo (USP) os projetos em andamento do centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao turismo da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O objetivo é promover competitividade e melhorar a experiência do turista internacional que visita o Brasil.
O gerente de Inovação do EmbraturLAB, Edivaldo Reis, destacou que o encontro foi uma oportunidade de crescimento tanto para os estudantes quanto para o desenvolvimento do projeto. Segundo ele, esse tipo de reunião tem “grande potencial multiplicador para o segmento”.
“Esperamos contribuir para a formação profissional desses jovens, que chegam ao mercado de trabalho com o desafio de tornar o turismo mais eficiente e responsável. Por outro lado, os estudantes, em contato conosco, podem contribuir com ideias e disseminação da cultura de inovação no turismo. A educação aplicada é a chave para a inovação”, explicou
Já o graduando Gustavo Brito, 20 anos, considerou que a oportunidade foi um “ponto vital” para a carreira que ele quer construir na área. “Como graduando em Lazer e Turismo pela EACH-USP, poder partilhar com a Embratur as perspectivas e ações desenvolvidas para uma melhor gestão pública no que concerne ao turismo nacional e internacional foi claramente um ponto vital em minha trajetória acadêmica. A palestra foi de grande inspiração e valia para minha carreira dentro do turismo. Vi também todo o empenho e capacitação dos funcionários do EmbraturLAB para tornar o setor cada dia mais inovador”, afirmou.
Os alunos da USP estão no Rio de Janeiro para uma imersão acadêmica, e a visita à EmbraturLAB fez parte da “XIII Viagem Didática”, parte do conteúdo das disciplinas Agências de Turismo e Inovação em Serviços de Lazer e Turismo do curso de Lazer e Turismo/EACH/USP.
“Esse contato com órgãos da gestão pública do setor é fundamental para a formação das/os estudantes, uma vez que estão ingressando no mundo do trabalho e precisam conhecer o contexto político e profissional no qual estão se inserindo. É esperado que, de alguma forma, os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais e acadêmicas (em pesquisas, por exemplo), uma vez que este tema está cada vez mais presente no cenário atual de acirrada competitividade entre os destinos turísticos”, explicou o professor da USP Marcelo Vilela de Almeida, um dos responsáveis pela viagem.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.