FEIRA DE NEGÓCIOS

IMEX América 2023: Brasil propõe coalizão na América Latina para atrair eventos internacionais

Reaproximação foi costurada pela Embratur durante maior feira comercial dos EUA para a indústria de eventos e viagens de incentivo
Divulgação/Embratur
Durante a IMEX América 2023, a , a Embratur e seus 12 coexpositores realizaram reuniões com países da América Latina, com o objetivo de atender a demanda de compradores do mercado asiático, norteamericanos e europeus

20/10/2023 – A Embratur encerrou a participação na IMEX América 2023, em Las Vegas, nesta quinta-feira (19), com mais um avanço na estratégia de retomar relações institucionais e comerciais do Brasil com o mundo. Por meio da gerência de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, a Agência retomou o diálogo com representantes de países latino-americanos com a finalidade de construção de uma estratégia regional para promover os destinos do continente de forma cooperada, visando mercados estratégicos mais afastados geograficamente. 

Durante os três dias do evento global, que reúne o maior número de fornecedores e compradores de todos os setores da indústria de reuniões, a Embratur e seus 12 coexpositores realizaram reuniões com países da América Latina, como Colômbia, Uruguai e Argentina, com o objetivo de atender a demanda de compradores do mercado asiático, norteamericanos e europeus. 

“Houve muita busca de compradores de países asiáticos interessados na América Latina e nós entendemos que, para determinados mercados, que somos mais distantes, precisamos trabalhar de uma forma cooperada. Isso ficou muito evidente durante a IMEX e já temos novas reuniões agendadas para avançar nestes pontos”, comemorou a gerente de MICE da Embratur, Vaniza Schuler.

Além de se reaproximar dos países da América Latina no mundo dos negócios, a estratégia da Embratur foi mostrar ao mercado internacional dos negócios que o turismo MICE é uma das prioridades do Brasil, sobretudo para diversificar os destinos pelo país que recebem eventos internacionais. Neste sentido, destacam-se os encontros com Adam Kirkham, diretor do World Congresso of Science & Factual Producers, e com Iain Bitran, diretor da Sociedade Internacional para Gestão de Inovação Profissional. 

Estande da Embratur
A programação do estande da Embratur ofereceu aos visitantes da feira experiências gastronômicas, como apreciar o café brasileiro, degustar pratos da culinária do Brasil e experimentar o mais famoso drink do país no Happy Hour Brazil: a caipirinha.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.