RECONHECIMENTO

Por defesa do turismo junto a parlamentares, presidente da Embratur recebe troféu de Agente de Viagens Honorário

Cinco associações de operadoras de turismo entregaram título a Marcelo Freixo e destacaram o trabalho da Agência no Congresso e na promoção do turismo sustentável

Divulgação/Embratur
Freixo mostra troféu entregue por representantes de associações de operadoras de turismo

28/11/2023 – Pela articulação junto a parlamentares no Congresso Nacional em prol do setor de turismo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi nomeado Agente de Viagens Honorário na tarde desta terça-feira (28). O título veio com um troféu entregue por representantes de associações de operadoras de turismo na sede da Agência, em Brasília. Freixo agradeceu ao gesto simbólico e destacou que seguirá lutando pelo trade, que recepciona o turista internacional e, portanto, também é responsável pela imagem do Brasil no exterior.

Entre os trabalhos que resultaram na premiação está a atuação de Freixo para que agências de viagens, companhias aéreas e operadoras de turismo fossem incluídas no rol das atividades econômicas que terão regime específico de tributação, com alíquota diferenciada na reforma tributária. O trabalho continua, já que o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019 voltou a tramitar na Câmara dos Deputados.

O troféu e o título foram iniciativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), da Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (AirTkt) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

“O turismo é a economia do futuro. Representa 8% do PIB brasileiro, enquanto óleo e gás, que tem um século de exploração, representam 12% do PIB. Agora, o petróleo pode acabar, mas o turismo, não. É uma atividade que traz dinheiro para o país, promove a sustentabilidade, a proteção ao meio ambiente, a cultura brasileira, tão diversa, além da inclusão, e ainda protege comunidades em todo o país. Agradeço ao gesto e me comprometo a continuar lutando por esse setor econômico que é tão importante para o Brasil que a gente está construindo”, afirmou Freixo após o encontro.

Retomada
Presidente executivo da Clia, Marco Ferraz destacou a importância do trabalho de Freixo para a inclusão de todo o setor de turismo no regime específico da reforma tributária. “Ele esteve conosco na Câmara, no Senado, em audiências públicas, no governo, em reuniões com o [secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda] Bernard Appy, sempre nos apoiando e ajudando e, no Senado, estamos com todos incluídos, muito por conta da agenda dele”, lembrou. “Agora o texto volta à Câmara e continuamos contando com a ajuda de Freixo, que se mostra sempre disposto”, completou. 

O presidente do conselho da Braztoa, Fabiano Camargo, por sua vez, destacou o trabalho da Embratur para a promoção do turismo sustentável no Brasil e a retomada dos números do turismo internacional no país após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19.

“O troféu entregue ao presidente Freixo é uma justa homenagem ao que ele tem contribuído com o turismo nacional e à força que ele tem dado para o nosso setor, tanto nas pautas legislativas quanto na construção de um turismo sustentável e justo no Brasil. A Embratur tem apoiado iniciativas de todo o setor para que haja um crescimento grande do mercado dentro do Brasil para que o turismo represente, cada vez mais, uma fatia maior do PIB nacional”, afirmou.

Ainda de acordo com Fabiano Camargo, a Embratur tem sido estratégica na promoção do mercado e nas parcerias para promover o turismo nacional no exterior. “Vemos isso com o crescimento do número de visitantes, das vendas do setor e do ingresso de capital estrangeiro no Brasil pelo turismo internacional”, apontou.