06/02/24 – A Embratur anunciou nesta segunda-feira (5) uma mudança no comando da Gerência de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais (MICE): Vaniza Schuler solicitou desligamento devido a questões pessoais e retornará para a atividade de consultoria. Para assumir a função, foi promovido o então assessor da Gerência de Mercados Internacionais e Feiras, Alexandre Nakagawa.
Antes de desejar boa sorte ao novo gerente, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, agradeceu os serviços prestados por Vaniza Schuler. “Tínhamos um grande desafio no início de nossa gestão, o de criar uma gerência dedicada ao turismo de negócios e eventos, segmento que entendemos como prioritário na estratégia de redução da sazonalidade e no aumento do ticket médio do turista estrangeiro que visita nosso país. Vaniza montou uma equipe técnica e experiente, e em um ano conseguiu reconectar o Brasil com as principais associações, empresas de incentivos, e realizadores de eventos corporativos no mundo. Por razões pessoais ela precisou encerrar agora esse ciclo. Agradecemos o legado que ela deixou na Embratur, e contamos com sua parceria para seguirmos desenvolvendo o turismo brasileiro”, destacou.
Vaniza agradeceu o apoio e a confiança. “Para mim, foi uma grande oportunidade reestruturar a gerência de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais com uma equipe muito qualificada e dedicada, que está trabalhando para recolocar o Brasil no lugar de destaque nos rankings internacionais de eventos corporativos, feiras e incentivos. Razões pessoais me obrigam hoje a retornar para o Rio Grande do Sul, motivo pelo qual precisei interromper esse ciclo. Agradeço ao presidente Marcelo Freixo, à diretora Jaqueline Gil e a toda equipe, colegas com quem também construí amizade, admiração e respeito”, declarou.
Novo gerente
Sobre o novo responsável pela gerência de MICE, Freixo destacou a experiência de Nakagawa para dar seguimento ao trabalho iniciado por Vaniza. “É um profissional com mais de 15 anos de experiência na Embratur, e aqui já ocupou o cargo de coordenador de segmentos turísticos, que à época era responsável pela promoção do segmento MICE. Nos cargos de gerência que ocupou no Distrito Federal e no Pará, também deixou importante legado de fortalecimento do turismo de eventos e negócios. Nakagawa é reconhecido nacional e internacionalmente por sua grande capacidade técnica e poder de articulação, características fundamentais para um segmento em que precisamos ganhar competitividade internacional”, observou.
Alexandre Nakagawa possui 18 anos de experiência no setor de viagens e turismo. Na Embratur foi responsável pela coordenação dos Escritórios Brasileiros de Turismo no Exterior (Américas e Ásia). Ainda, entre 2017 e 2019, foi coordenador de segmentos turísticos, incluindo o segmento MICE.
Na Secretaria de Turismo do Distrito Federal, chefiou a unidade de captação e promoção de eventos para a capital federal, sendo responsável pelo reposicionamento da cidade como “Brasília, capital de eventos”.
Na Secretaria de Turismo do Pará, como gerente de Desenvolvimento de Projetos e Investimentos, foi responsável pela execução do plano de promoção do estado e a captação do Fórum Mundial de Bioeconomia (WCBEF) para a cidade.
“É uma honra dar seguimento ao trabalho de Vaniza, que conseguiu reunir uma equipe focada em resultados e que possui interlocução com o trade do segmento dentro e fora do país. Temos um planejamento muito bem delineado, sabemos onde queremos chegar e como fazê-lo. O Brasil tem experiência com eventos internacionais e uma infraestrutura que melhora a cada ano, nos aeroportos, nos empreendimentos turísticos e no receptivo. E temos destinos deslumbrantes, cultura singular, gastronomia e uma grande diversidade de experiências que fazem do Brasil um dos destinos mais desejados do planeta. É nossa missão ganhar cada vez mais competitividade neste segmento”, afirmou Nakagawa.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.