27/02/24 – A capital chilena Santiago foi a terceira de cinco metrópoles sul-americanas a receber o Roadshow Visit Brasil, iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae na qual operadores de turismo estrangeiros têm a oportunidade de conhecer e explorar os mais variados destinos e experiências que nosso país tem a oferecer.
Cerca de 500 membros do trade sul-americano estiveram presentes nas ações do Roadshow Visit Brasil nas cinco cidades, 105 deles em Santiago, por onde o evento passou no último dia 22. No ano passado, segundo o Portal de Dados da Embratur, a chegada de chilenos ao Brasil atingiu o recorde de 458,5 mil turistas. Este é o número mais alto da série histórica, colocando o país em terceiro lugar entre os principais emissores, atrás apenas da Argentina (1,9 milhões) e dos Estados Unidos (668,5 mil).
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o resultado tem contribuição essencial da Agência, que trabalhou pelo fortalecimento da relação Brasil – Chile e nas ações de expansão da conectividade aérea entre os países. “Esse resultado só foi possível porque o aumento do interesse pelo Brasil foi acompanhado por um trabalho muito eficiente de nossa equipe para atrair novos voos internacionais. De onde cada novo voo partiu, trabalhamos com uma estratégia de publicidade e geração de negócios com empresas brasileiras e estrangeiras, colocando nossos destinos na vitrine internacional”, afirmou.
A Embratur tem atuado para ampliar a conectividade de vários destinos brasileiros, em colaboração com companhias aéreas, a fim de atrair cada vez mais turistas internacionais. Ao todo, são 181 voos semanais que oferecem mais de 37 mil assentos do Chile para o Brasil em sete rotas diretas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Foz do Iguaçu. A partir de junho, a capital Brasília também terá conexões diretas do Chile, e em julho será a vez de Salvador.
“O ano de 2023 foi marcado pelo recorde de turistas chilenos que chegaram ao Brasil. Este é o potencial que vemos no Chile e que podemos consolidar através da construção de novas parcerias e treinamento do setor sobre o que o Brasil tem a oferecer. O Brasil é diverso e é isso que mostramos com o roadshow”, explicou o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa.
Além do trade e dos coexpositores, estiveram presentes no roadshow de Santiago, o chefe do Setor Econômico-Comercial, Turismo e Agroalimentar da Embaixada do Brasil em Santiago, Felipe Ribeiro; o também representante da Embaixada brasileira, Jean Gilmore; e a subscretária de Turismo do governo chileno, Veronica Pardo. A Embratur e a Embaixada atuam em conjunto na promoção do Brasil no país andino.
Destino: América do Sul
Além do Chile, todos os países da América do Sul representam um mercado importante para o Brasil. Em todo o ano passado, foram pelo menos 3.492.304 de turistas sul-americanos, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). São 2.768 voos para o Brasil operados por 17 companhias aéreas.
Promovido pela Embratur e pelo Sebrae, o Roadshow Visit Brasil passou por cinco capitais da América do Sul, entre os dia 19 e 27 de fevereiro – antes de Santiago, esteve em Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), fechando o ciclo em Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia) –, e contou com o apoio institucional do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior, além da LATAM Airlines.
Onze destinos brasileiros participam junto com a Embratur do Roadshow. Estados como Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná e municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís estão apresentando o que têm de melhor a oferecer aos turistas sul-americanos.