FEIRA INTERNACIONAL DE BERLIM

ITB: Ação de sustentabilidade da Embratur na Alemanha ganha elogio de operadores: “Caminho correto”

Agência apresentou em Berlim estratégia de promoção dos destinos brasileiros que possuem projetos de turismo regenerativo
Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a diretora Jaqueline Gil com Andreas Gross, presidente da ARGE Latin Amerika, e Andrea Trempel, chefe de Negócios e assessora da ARGE

05/03/2024 – Os operadores de turismo que visitaram o estande do Brasil no primeiro dia da Feira Internacional de Berlim (ITB), na Alemanha, foram presenteados com uma muda de coral marinho. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entregou pessoalmente o “brinde” aos principais líderes do turismo do país, como Andreas Gross, presidente da ARGE Latin Amerika (Associação de Operadores de Turismo Especializados na América Latina), e Nobert Fiebig, presidente da DRV (Associação Alemã da Indústria de Viagens). 

Em vez de um pedaço da estrutura geológica, foi entregue um certificado, que garante ao portador o acompanhamento, em tempo real pela internet, do desenvolvimento da muda até o processo de transplantação para as praias de Porto de Galinhas (PE). A ação faz parte da estratégia da Agência de promoção dos destinos que possuem projetos de turismo regenerativo. A proposta é permitir que o turista que vem conhecer nossas praias e natureza também conheçam e participem de ações de restauração da fauna e flora em todo o país.

“Temos parcerias importantes que serão estabelecidas nesta feira com foco na sustentabilidade, na comercialização de pacotes para destinos onde o turismo é responsável, que estão preparados para receber o turista alemão que é ambientalmente engajado. Essa ação é um convite: venha viver essa experiência incrível que é conhecer o Brasil, nossa natureza e nossa cultura, e contribuir na construção de um mundo melhor”, destacou Freixo.

Para Andreas, a ação está alinhada com a atual demanda do mercado alemão de destinos que valorizam a sustentabilidade. “É o caminho correto de promoção do Brasil. Muito bom porque promove uma perspectiva de futuro, de um Brasil em que podemos confiar que atua na proteção da natureza”, disse. 

A ação na ITB é realizada em parceria com o Sebrae, a Latam Airlines e a Prefeitura do Recife. Todos os novos tutores de corais no Brasil vão concorrer à premiação que será sorteada no final da feira: dois pacotes completos para conhecer o projeto desenvolvido pela ONG Biofábrica de Corais de perto. 

Brasil na vitrine
Durante a ITB, a Embratur e a ARGE Latin Amerika definiram um plano de trabalho conjunto para ampliar a comercialização de pacotes de viagem com destino ao Brasil. A estratégia contará com ações de qualificação dos agentes de viagem na Alemanha, com workshops e webinários, além de famtours com as operadoras alemãs. 

Conforme destacou Andreas Gross, presidente da ARGE Latin Amerika, em 2023 a venda de pacotes por agências de viagem na Alemanha movimentou 50 bilhões de euros. “A pessoa mais importante é o vendedor. Vamos atuar para capacitá-lo, para que conheça o Brasil para além do Cristo Redentor e do samba. O Brasil tem uma culinária fantástica e uma diversidade musical que talvez só os Estados Unidos tenha”, disse.

A Embratur retomou, em 2023, a filiação à ARGE Latin Amerika após seis anos afastado da entidade. “Nossa estratégia é colocar o Brasil na prateleira das principais operadoras da Alemanha, e essa parceria com a ARGE é fundamental, pois eles conhecem com profundidade todos os desafios que temos para dialogar com esse mercado. A mudança de governo no Brasil e os primeiros resultados positivos na política ambiental repercutem na retomada do interesse em conhecer o Brasil. Agora vamos garantir que esse interesse se torne realização, compra de pacotes”, completou Marcelo Freixo.

Parceria com a Latam
O lançamento da ação de turismo regenerativo com a adoção de corais em Pernambuco foi realizado no palco do estande Brasil. A Embratur e a companhia aérea Latam Airlines possuem um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a realização de ações conjuntas na promoção de turismo sustentável.

A gerente de Sustentabilidade da Latam, Lígia Sato, apresentou o planejamento ESG da Latam, com ações que vão desde o planejamento para que a aérea neutralize 100% do carbono emitido nos voos até 2050, como o apoio a iniciativas de economia circular, respeito aos direitos das mulheres e estímulo ao turismo sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente. “Quando a gente fala de turismo, fala de sustentabilidade: os dois temas são inseparáveis. É nossa missão, ao lado da Embratur, ajudar a desenvolver a sustentabilidade em nossos destinos turísticos”, disse. 

A diretora de Mercados Internacionais e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, também falou sobre a estratégia ESG da Agência, inaugurada em 2023, que hoje já neutraliza a emissão de carbono das ações de promoção internacional, como press trips e famtours. A Embratur também é signatária da Declaração de Glasgow e atua para disseminar no Brasil boas práticas de sustentabilidade no setor privado. “Essa é uma pauta que atravessa todas as nossas ações da Embratur, seja na promoção internacional, nas nossas atividades internas, como no nosso relacionamento com o trade turístico nacional”, disse.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.