25/03/2024 – Voltado para o trade turístico, o evento da Embratur “Conheça o CAÊ” contou com a presença de pouco mais de 200 participantes. A iniciativa foi planejada para apresentar ao setor público, agências de viagens, operadoras, receptivos, hotéis e restaurantes o Cadastro Automático de Experiências (CAÊ), e aconteceu nesta quinta-feira (21) de forma online.
Desenvolvido em parceria com a startup Destinos Inteligentes, que integra o programa de aceleração do EmbraturLAB, o cadastro foi projetado para reunir as experiências turísticas oferecidas por empreendimentos no Brasil. A intenção é fazer um mapeamento das experiências, uma forma de a Embratur conhecer melhor os serviços oferecidos aos turistas nos destinos nacionais e ganhar maior alcance para promover uma curadoria de produtos para atrair o visitante estrangeiro.
O mapeamento também possibilita que a Agência ajude empresários no desenvolvimento dos empreendimentos que ainda não estejam maduros para irem para as prateleiras. O assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, explicou aos participantes a importância e o funcionamento do cadastro.
“O evento foi para apresentar o projeto do CAÊ para empreendedores, negócios, gestores de turismo de todo Brasil e convidá-los a cadastrarem suas experiências em nossa ferramenta”, detalhou Mateus. “O CAÊ é uma forma de mapear e organizar as experiências turísticas para o mercado internacional para fazermos não só o mapeamento, mas também a curadoria das experiências que irão compor a vitrine do Brasil para o turista estrangeiro”, acrescentou.
O encontro também apresentou aos participantes um pouco do que é e para que serve a Embratur e como a Agência pode ajudar governos e empresas privadas na promoção de experiências e destinos turísticos, a importância e o significado da Marca Brasil, que representa o país no exterior, e o conceito de experiência. Focada em pessoas, ela significa aquilo que o turista vive no destino, gerando sensações, emoções, memórias e engajamento, por exemplo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.