11/04/24 – A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, participou da primeira reunião da Câmara Temática de Regionalização do Turismo, nesta quarta-feira (10), no Ministério do Turismo (MTur). Esta é a primeira vez que a Agência é convidada a participar e a assumir a coordenação de duas câmaras temáticas no âmbito do Conselho Nacional de Turismo: a de Promoção Internacional do Turismo, que terá Jaqueline Gil à frente dos trabalhos; e a de Negócios e Eventos, coordenada pelo gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa.
Entre os principais objetivos das Câmaras Temáticas estão: propor ao Conselho Nacional de Turismo agendas prioritárias para debater pautas relacionadas à promoção nacional e internacional do turismo; identificar e propor ações, meios e instrumentos que promovam o ordenamento da atividade turística no país, levando em consideração a sustentabilidade.
Segundo Jaqueline Gil, a partir de agora, os encontros com os membros da câmara serão híbridos, permitindo e considerando, assim, a representatividade de todos e todas nas discussões.
“Além de dar mais agilidade às reuniões, o modelo atual fortalece a democracia, a oportunidade do diálogo, a oportunidade de discutirmos pautas com a sociedade civil organizada e os players que estão no âmbito do Conselho Nacional de Turismo”, pontuou.
Ainda no primeiro encontro da Câmara de Promoção, sob coordenação da Embratur, ficou decidido que a relatoria ficará a cargo da Associação Brasileira de Turismo de Luxo (BLTA), agora também denominada Xodó, por meio da CEO Simone Scorsato.
A próxima reunião da Câmara, que inclui, além de MTur e Embratur, diversos ministérios e atores da sociedade civil, será em junho. O cronograma de atividades inclui encontros bimestrais, com exceção de reuniões extraordinárias.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.