Número de voos internacionais no Brasil já representa quase 75% da capacidade de 2019

Em maio deste ano, quantidade de desembarques no país foi de 3.547, um aumento de mais de 310% em relação ao mesmo mês de 2021

A malha aérea internacional do Brasil cresceu significativamente em maio de 2022 e já representa 74,36% da capacidade que havia em 2019. Os dados captados pela Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o número de voos mensais chegou a 3.547, um aumento de 312,89% em relação ao mesmo mês de 2021.

“Esse crescimento possibilita aos viajantes de todo o mundo ter cada vez mais opções de deslocamentos ao Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Temos trabalhado na divulgação do país em mercados estratégicos mundo afora para atrair mais turistas estrangeiros e negociado o aumento da nossa conectividade”, reforça.

Ainda conforme a Anac e empresas aéreas, de janeiro a maio, foram criados ou retomados 84 voos internacionais, além de 36 frequências adicionais que entraram em operação. Até fevereiro de 2023, há previsão de acréscimo de 122 voos, com origem de 17 países diferentes, além de outras 48 frequências a mais.

O crescimento significativo se dá também na comparação com o mês de abril de 2022. Na época, a Anac registrou 2.983 voos mensais, que representavam cerca de 51% da capacidade que registrada no mesmo período em 2019.

Viagens pelo mundo

O cenário de retomada da conectividade no Brasil também se confirma no âmbito mundial. De acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o tráfego aéreo total de maio de 2022 aumentou 83,1% em relação ao mesmo período de 2021. Isso representa operação com 68,7% do nível antes da pandemia.

No mesmo estudo, a Iata aponta que o tráfego aéreo de maio das companhias da América Latina aumentou 180,5% em relação ao mesmo mês de 2021. A taxa de ocupação das aeronaves aumentou para 83,4%, que configura o melhor resultado pelo 20º mês consecutivo.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.