Embratur promove turismo de natureza durante feira no Amazonas

Na 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Agência abordou iniciativas de divulgação ligadas ao segmento

Com o objetivo de ampliar os negócios ligados ao turismo e, com isso, fortalecer cada vez mais o setor, a Embratur participou, nesta quinta-feira (18/08), da 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura. Durante a cerimônia de abertura do evento, em Manaus (AM), a Agência esclareceu as principais iniciativas voltadas para o turismo de pesca e debateu oportunidades de negócios.

Realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), com apoio da Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas e Ministério do Turismo, a feira busca promover negócios entre empreendedores regionais e evidenciar o potencial de turismo da Floresta Amazônica. A programação vai até o próximo sábado (20/08), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

O assessor da Gerência de Natureza da Embratur, Alisson Andrade, abordou durante sua palestra a estratégia da Embratur para o turismo de natureza, com participação em feiras internacionais, promoção de parques nacionais, além de presença em eventos temáticos, como o da pesca esportiva. Também foi ressaltado o Acordo de Cooperação Técnica da Embratur com a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), que busca desenvolver o turismo de pesca esportiva no Brasil, seja em rios ou mares, atraindo turistas de fora do país.

De acordo com dados do Banco Mundial (2019), a pesca esportiva é responsável pela receita de 200 bilhões de dólares e emprega cerca de 700 milhões de pessoas. No Brasil, segundo a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), cerca de oito milhões de pessoas têm o hábito de pescar, sendo a pesca esportiva responsável por movimentar R$ 3 bilhões por ano, gerando cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos.

Feira internacional

Em julho, a Embratur participou da International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST), a maior feira de pesca esportiva do mundo, com mais de 70 países participantes. Em Orlando, nos Estados Unidos, a Agência se reuniu com importantes operadores do setor e debateu oportunidades de negócios. O encontro serviu para aproximar os operadores brasileiros e os norte-americanos e posicionar o Brasil como um dos líderes do turismo de natureza do mundo.

Foto: Divulgação/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.