Brasília, 07/12/2022 – Em busca de compreender como as viagens serão reimaginadas em 2023, a Booking.com – empresa de e-commerce de viagens – realizou uma pesquisa com mais de 24 mil viajantes de 32 países e territórios que mostra que o otimismo dos turistas está de volta, mas acompanhado de boa dose de criatividade. De acordo com a plataforma, “os viajantes vão aceitar a contradição e o caos em suas escolhas para as férias”, o que deve diversificar o cardápio de opções e de tomada de decisões.
Conforme o levantamento, quase três quartos (72%) dos entrevistados relatam que viajar sempre valerá a pena, sendo os viajantes da China, Colômbia, México, Argentina e Brasil os mais entusiasmados. Após dois anos consecutivos de restrições severas impostas pela pandemia de Covid-19, os anseios dos turistas variaram bastante. Quase metade (44%) dos viajantes globais querem que suas experiências de viagem tenham uma sensação mais simples ou básica, outros 55% vão procurar férias em destinos menos badalados (no estilo “off-grid”) e 44% pretendem experimentar a vida apenas com as necessidades básicas.
Os entrevistados mostraram ainda ansiedade para usar as viagens em 2023 como uma oportunidade para aprender habilidades de sobrevivência (58%), incluindo como obter água limpa (53%), acender uma fogueira do zero (42%), procurar comida na natureza (39%) e até mesmo se preparar para um apocalipse (39%).
Em consonância com esta tendência de mercado, em 2022 a Embratur passou a levar para dentro das feiras internacionais e de outras ações da Agência o conceito de “Diversificação da Oferta”.
“O Brasil tem dimensões continentais, seis biomas, além de uma imensa biodiversidade que é única no mundo. A Embratur mostrou que o país é muito mais do que o estrangeiro conhece. Mostrou belezas naturais, clima tropical, povo amigável, hospitaleiro e vibrante e experiências autênticas nos segmentos de ecoturismo, aventura, cultura e, claro, sol e praia”, destaca o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
Um exemplo para essa diversificação de oferta foram as dez press trips realizadas pela Agência em 2022. Para mostrar o Brasil e suas belezas, a Embratur levou jornalistas e influenciadores de Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos, Portugal e Espanha a vivenciarem experiências em destinos como Bahia, a Rota das Emoções (Maranhão, Piauí e Ceará), Porto de Galinhas, Vale do São Francisco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e a Costa Verde do estado, Manaus, Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, Paraná, litoral norte de São Paulo, além da Amazônia.
A pesquisa da Booking.com foi realizada com viajantes do mundo inteiro que tinham previsão de viajar a negócios ou a lazer nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 entrevistados em 32 países e territórios (Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Reino Unido, Estados Unidos e Vietnã).
Turismo com crescimento superior a 50% em 2023
O otimismo dos viajantes mundo afora também se reflete em números. O boletim do terceiro trimestre de 2022 feito pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta que, para o ano que vem, a expectativa para o setor de turismo no Brasil é de um crescimento de 53,6% em comparação a este ano. A projeção para 2023 foi realizada com base nos resultados do terceiro trimestre de 2022, momento no qual mais da metade das empresas consultadas afirmou ter elevado em 100% (ou mais) o faturamento anual, em relação com o mesmo período do ano passado.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.