CADASTRO

Evento de apresentação do Cadastro Automático de Experiências da Embratur registra mais de 200 participantes

O CAÊ, como o projeto ficou conhecido, mapeia as experiências turísticas oferecidas pelo trade em destinos brasileiros e permite uma curadoria para oferecê-las ao turista internacional
Renato Vaz/Embratur
Assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, explica funcionamento do CAE em videoconferência

25/03/2024 – Voltado para o trade turístico, o evento da Embratur “Conheça o CAÊ” contou com a presença de pouco mais de 200 participantes. A iniciativa foi planejada para apresentar ao setor público, agências de viagens, operadoras, receptivos, hotéis e restaurantes o Cadastro Automático de Experiências (CAÊ), e aconteceu nesta quinta-feira (21) de forma online.

Desenvolvido em parceria com a startup Destinos Inteligentes, que integra o programa de aceleração do EmbraturLAB, o cadastro foi projetado para reunir as experiências turísticas oferecidas por empreendimentos no Brasil. A intenção é fazer um mapeamento das experiências, uma forma de a Embratur conhecer melhor os serviços oferecidos aos turistas nos destinos nacionais e ganhar maior alcance para promover uma curadoria de produtos para atrair o visitante estrangeiro.

O mapeamento também possibilita que a Agência ajude empresários no desenvolvimento dos empreendimentos que ainda não estejam maduros para irem para as prateleiras. O assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, explicou aos participantes a importância e o funcionamento do cadastro.

“O evento foi para apresentar o projeto do CAÊ para empreendedores, negócios, gestores de turismo de todo Brasil e convidá-los a cadastrarem suas experiências em nossa ferramenta”, detalhou Mateus. “O CAÊ é uma forma de mapear e organizar as experiências turísticas para o mercado internacional para fazermos não só o mapeamento, mas também a curadoria das experiências que irão compor a vitrine do Brasil para o turista estrangeiro”, acrescentou.

O encontro também apresentou aos participantes um pouco do que é e para que serve a Embratur e como a Agência pode ajudar governos e empresas privadas na promoção de experiências e destinos turísticos, a importância e o significado da Marca Brasil, que representa o país no exterior, e o conceito de experiência. Focada em pessoas, ela significa aquilo que o turista vive no destino, gerando sensações, emoções, memórias e engajamento, por exemplo.