TURISMO NÁUTICO

Inscrições para o Seatrade Cruise Awards 2024 ficam abertas até 31 de julho

Participação do trade turístico náutico brasileiro no prêmio é importante para dar destaque ao Brasil e aumentar o número de visitantes estrangeiros, melhorando o ambiente de negócios
Divulgação/Embratur
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, aumento de empresas e destinos do trade premiados fortalece o setor náutico brasileiro

09/07/2024 – O trade turístico náutico brasileiro tem até 31 de julho para se inscrever no Seatrade Cruise Awards 2024, a principal premiação da indústria internacional de cruzeiros. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembra que a participação massiva de empresas nacionais na disputa é importante porque aumenta a chance de destinos e serviços brasileiros do setor vencerem o concurso, trazendo mais destaque para o país no mercado internacional, ajudando a aumentar o número de visitantes estrangeiros e melhorando o ambiente de negócios como um todo.

“O aumento de destinos e empresas do trade premiadas significa o setor náutico crescendo em inovação, em economia e em relevância. E isso, claro, se reverte em geração de emprego e renda. Temos um setor náutico forte e com um potencial grande, também, e a Embratur tem uma parceria muito importante com a Clia Brasil [Cruise Lines International Association Brasil] justamente para incentivarmos esse crescimento, com sustentabilidade, com responsabilidade e cuidado com o meio ambiente. Então, é muito importante que o trade se inscreva e mostre isso para o mundo”, recomenda Freixo.

São 10 categorias que abarcam tanto o setor privado quanto o público. Interessados podem disputar como Porto do Ano, Destino do Ano, Excursão Terrestre Inovadora, Iniciativa de Cruzeiro de Expedição, Produto, Iniciativa de Sustentabilidade, Investimento em Pessoas, Personalidade da Seatrade do Ano e Conquistas na Seatrade do Ano. Governos e empresas interessados devem se inscrever pelo link: https://form.jotform.com/SeatradeCruise/seatrade-cruise-awards-2024-nom

Para o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, o trade náutico brasileiro merece essa premiação. “Nós da Embratur estamos fazendo a divulgação para dar maior visibilidade ao prêmio e aumentar o número de participantes do trade turístico brasileiro. Queremos o Brasil mais representado e com mais chances de receber títulos, obter uma posição de destaque que merecemos pelo nosso imenso potencial náutico, no que é o principal prêmio para a indústria internacional de cruzeiros”, lembra.

Potencial náutico
Os motivos para que o trade brasileiro participe do Seatrade Cruise Awards 2024 são diversos. O bom momento do setor é um deles. De acordo com os dados da Clia, que é a maior associação da indústria de cruzeiros no mundo, a temporada brasileira de cruzeiros marítimos de 2022/2023 registrou um aumento significativo na movimentação econômica. Foram mais de R$ 5 bilhões injetados na economia, com 79.567 postos de trabalho e recorde de mais de 800 mil cruzeiristas. 

Ainda de acordo com a associação, a geração de tributos foi de R$ 546,2 milhões, e a previsão é que a temporada 2023/2024 seja ainda melhor. E já no início deste mês, o Brasil levou o tri na categoria Melhor Destino para Cruzeiros da América do Sul no prêmio World Travel Awards (WTA), considerado o “Oscar do Turismo”, o que também mostra a força do setor. Os vencedores foram escolhidos por votação online no site da WTA.

Em junho, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, integrado pelo coordenador e pela supervisora de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi e Rafaela Lehmann, escolheram os candidatos à premiação da temporada 2024/2025. Ao todo, 38 praias e 11 marinas serão recomendadas ao Júri Internacional. A decisão final sai em setembro. Em outubro do ano passado, o país conseguiu a certificação para 31 praias e 11 marinas para a temporada de 2023/2024.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.