Em evento realizado nesta terça-feira (20/4) na sede da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em Brasília, com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foram apresentados os resultados da campanha “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino Incrível e seguro”, criada e executada pela Embratur. Com veiculação em todo o território nacional entre novembro de 2020 e março de 2021, a campanha promoveu o turismo interno, de forma segura, durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com a agência de Publicidade Calia, contratada para produzir a campanha, os resultados obtidos são considerados superlativos. Foram 31 milhões de visualizações na televisão (canais abertos e fechados); 136 milhões de impactados em inserções de rádio; mais de 23 milhões de visualizações dos vídeos na internet; e outros 316 milhões de impacto em mobiliários urbanos. A apresentação dos números foi realizada pelo diretor de Integração e Estratégia Digital da Calia, Lucas Mansur.
Em sua fala, o presidente da Agência, Carlos Brito, saudou o ministro e os colaboradores da Embratur, parabenizando a todos pelo trabalho de auxílio ao trade do Turismo durante o momento de dificuldade causado pela pandemia. Para ele, a promoção dos destinos brasileiros está plenamente alinhada ao Ministério do Turismo e vem recebendo elogios do trade do Turismo. “Agradeço ao ministro Gilson e aos nossos colaboradores. Todos estão trabalhando muito para que possamos fortalecer as 52 atividades produtivas que estão envolvidas no Turismo e estamos sendo reconhecidos por isso”, disse. Segundo o presidente da Agência, a pandemia traz dificuldades enormes, mas também um ensinamento: é preciso valorizar os destinos únicos do Brasil.
Ao apresentar sua visão sobre o atual momento e as perspectivas do Turismo, o ministro da Pasta, Gilson Machado Neto, indicou que, antes da segunda onda da pandemia, o setor já vinha reagindo. Alguns aeroportos já estavam operando inclusive acima do que operavam no ano anterior, como o de Recife (PE). “Temos um desafio que não é apenas o de buscar os 11 milhões de brasileiros que estão viajando dentro do Brasil por força de uma pandemia, turistas estes que antes viajavam ao exterior. Queremos que sigam viajando aqui sempre e que, cada vez mais, os brasileiros tenham uma percepção melhor do seu próprio país: de segurança, de menos entraves burocráticos. Também queremos ajudar quem gera emprego no setor”, afirmou.
O ministro salientou também que, além do segmento de Turismo de Natureza, em que o Brasil é o maior do mundo, o país ainda precisa ser reconhecido pelo potencial de sua cultura, música e gastronomia para atração de visitantes. “Temos a parceria do nosso presidente da República para ajudar o setor e estamos no caminho certo. O presidente Bolsonaro nos dá espaço para trabalhar, acredita na recuperação e toma as medidas necessárias quando solicitamos. Fazemos nosso trabalho com criatividade e com o coração. Exemplo disso é o vacinômetro, que está até na Av. Paulista, em São Paulo, e a ideia saiu aqui de dentro da Embratur”, salientou Gilson Machado Neto.
O diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, também usou a palavra para agradecer o esforço dos funcionários da Agência, o presidente Carlos Brito e o ministro Gilson Machado Neto, que até dezembro de 2020 atuou como presidente da Embratur. “Foi necessário muita coragem para a realização dessa campanha, idealizada e criada pelos nossos colaboradores. Sempre tivemos uma preocupação gigantesca em salvar vidas, pois nossa campanha é baseada também na adoção dos protocolos de segurança sanitária, mas pensamos muito na camareira, no bugueiro, no garçom e no dono de hotéis. Tomamos todo cuidado para realizar a promoção do Brasil sempre atendendo todos os protocolos de segurança”, indicou.